O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), foi ao camarim do Gilberto Gil para pedir desculpas, em nome dos gaúchos, pelas ofensas proferidas por um vereador do estado contra os baianos. Gil se apresentou em Porto Alegre na noite de sábado (4/3).
Após resgate de trabalhadores em situação análoga à escravidão em vinícolas do Rio Grande do Sul, o vereador de Caxias do Sul (RS) Sandro Fantinel (Patriota) criticou os trabalhadores baianos resgatados.
“O Rio Grande do Sul teve um episódio triste na semana passada, um vereador que falou dos baianos e tudo o mais. A gente lamenta muito isso, e como você é um representante muito mais da Bahia, do Brasil todo, mas a baianidade que você tem, vim aqui para, em seu nome, poder pedir desculpas por esse absurdo que ele falou. E destacar: não representa o povo gaúcho”, disse o governador a Gil, segundo vídeo postado pelas redes sociais (veja abaixo).
Em seguida, o governador abraçou o cantor e disse: “Viva a Bahia”. Gil agradeceu e respondeu que o abraço representou o Rio Grande do Sul inteiro.
Veja:
Ver essa foto no Instagram

O cantor Gilberto Gil e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), em Porto Alegre. Gil se apresentou na cidade no sábado (4/3)Reprodução/Redes sociais

“Vim aqui para, em seu nome, poder pedir desculpas por esse absurdo que ele falou. E destacar: não representa o povo gaúcho”, disse Eduardo Leite a GilReprodução/Redes sociais
Em sessão da Câmara dos Vereadores de Caixas do Sul na última terça-feira (28/2), Sandro Fantinel sugeriu aos agricultores que não contratem trabalhadores do Nordeste e a criação de “uma linha” para os argentinos.
Como denunciar trabalho análogo à escravidão
Denúncias de trabalho análogo à escravidão podem ser feitas de forma anônima no Sistema Ipê, do Ministério do Trabalho, em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT).