metropoles.com

Eduardo Bolsonaro critica suspensão de atividades pela Justiça no DF: “Qual embasamento?”

Pelo Twitter, o filho do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) acatou a indignação do governador Ibaneis Rocha (MDB)

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Eduardo Bolsonaro dá banana a deputadas
1 de 1 Eduardo Bolsonaro dá banana a deputadas - Foto: Reprodução

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), criticou a suspensão da reabertura de academias, salões, restaurantes e escolas no Distrito Federal determinada pelo Tribunal de Justiça local (TJDFT). O governador Ibaneis Rocha (MDB) havia assinado decreto que permitia que as atividades econômicas fossem retomadas na próxima semana.

Pelo Twitter, nesta quinta-feira (09/07), Eduardo defendeu a tentativa de voltar com as atividades econômicas, e disparou contra a decisão da Justiça. Segundo o parlamentar, não haveria “embasamento científico” que orientasse o fechamento do comércio.

“Gov. @IbaneisOficial (DF) tentou, mas a justiça não permitiu que ele abrisse academias, barbearias e outros comércios, pois, segundo o TJDFT, não havia ‘qualquer embasamento técnico ou científico’”, disse em postagem. “Alguém pode perguntar ao TJDFT qual embasamento técnico científico tem o lockdown?”, questionou.

Contra a decisão, a Procuradoria-Geral do Distrito Federal (PGDF) pediu na noite dessa quarta-feira (8/7) a suspensão da liminar expedida pelo juiz Daniel Eduardo Branco Carnacchioni que impede a retomada de atividades econômicas locais até que sejam apresentados estudos voltados a demonstrar que a flexibilização das medidas de contenção não colocam em risco a saúde dos moradores da cidade.

Em sua defesa preliminar, o Distrito Federal argumentou, entre outros pontos, que a liminar se embasou no âmbito da competência do assunto, que é do Executivo. Alertou ainda que o Poder Judiciário promove, com a medida, indevida invasão na competência exclusiva do GDF, principalmente em questões eminentemente técnicas de saúde pública.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?