metropoles.com

Venda de veículos novos sobe no semestre pela primeira vez desde 2013

O índice registrou alta de 3,65% na metade inicial deste ano, chegando a 1 milhão de unidades, segundo dados da Fenabrave

atualizado

Compartilhar notícia

carros veículos
1 de 1 carros veículos - Foto: null

A venda de veículos novos no Brasil subiu 3,65% no primeiro semestre deste ano em relação a igual período de 2016, chegando a 1 milhão de unidades. O mercado não apresentava expansão na primeira metade do ano desde 2013.

O índice também registrou alta de 13,49% em junho ante o mesmo período de 2016, passando para 194,9 mil unidades, em soma que considera automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus. Trata-se do segundo crescimento consecutivo nesse tipo de comparação e o terceiro no ano. As informações foram divulgadas nesta terça-feira (4/7) pela associação que representa as concessionárias, a Fenabrave.

A expansão ocorre apesar de junho deste ano ter tido um dia útil a menos. Na média diária, conta que se faz para retirar esse efeito, o avanço é ainda mais expressivo, de 18,9%, indo para 9,2 mil unidades. Se comparada a maio, a média diária teve avanço de 4,4%. Mas em relação ao resultado absoluto, houve queda de 0,3%.

Por segmento, a venda de automóveis e comerciais leves, que representam a maior fatia do mercado, teve alta de 13,71% em junho ante junho do ano passado: foram vendidas 189,2 mil unidades. Porém, em relação a maio, os emplacamentos dos chamados veículos leves caíram 0,47%. O primeiro semestre, com os resultados, terminou com expansão de 4,25%, chegando a 991,4 mil unidades.

O mercado de caminhões também apresentou melhora, com crescimento de 1,48% sobre o desempenho de maio. Foram 4,1 mil unidades em junho. Na comparação com junho do ano passado, o segmento ficou praticamente estável, com queda de 0,19%. Os números, no entanto, não foram suficientes para evitar uma retração de 15,6% no acumulado dos primeiros seis meses do ano, em relação a igual período de 2016, representando 21,4 mil unidades.

O mercado de ônibus, por sua vez, teve expansão tanto em relação a junho do ano passado, de 30,38%, quanto na comparação com maio, de 18,6%: 1,5 mil unidades. Da mesma forma, contudo, o desempenho foi incapaz de reverter a queda no acumulado do ano, com o primeiro semestre terminando com recuo de 7,25% ante o primeiro semestre de 2016, com a venda de 6,4 mil unidades.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?