metropoles.com

Segundo IBGE, greve dos caminhoneiros afetará economia “como um todo”

Informação é da gerente de contas do instituto, Claudia Dionísio, segundo a qual impacto da paralisação aparecerá já em pesquisas de junho

atualizado

Compartilhar notícia

MICHAEL MELO/METRÓPOLES
Michael Melo/Metrópoles
1 de 1 Michael Melo/Metrópoles - Foto: MICHAEL MELO/METRÓPOLES

A greve dos caminhoneiros, que chega ao 10º dia, deve afetar o Produto Interno Bruto (PIB), disseram nesta quarta-feira (30/5), no Rio de Janeiro, pesquisadoras do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Elas divulgaram o indicador econômico referente ao primeiro trimestre do ano.

Segundo a gerente de contas nacionais trimestrais do IBGE, Claudia Dionísio, o impacto da greve começará a aparecer nas pesquisas conjunturais divulgadas em junho. “Como é tudo interligado, sabemos que vai afetar um pouco de cada coisa. Mas, o quanto, a gente tem que mensurar para saber. Vai afetar como um todo”, afirmou.

Impacto
A coordenadora de contas nacionais, Rebeca Palis, também avaliou que o impacto deve se disseminar desde os preços até a atividade econômica. “Vai afetar a economia toda. E existe um efeito cadeia que, às vezes, não é imediato”, afirmou.

A pesquisadora aponta que, logicamente, os números do comércio e do transporte de carga devem estar entre os mais impactados. Ela prevê também reflexos no comércio exterior.

“A gente sabe que o comércio exterior vai ser afetado nas duas pontas, tanto na exportação quanto na importação”, finalizou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?