metropoles.com

Mercado pode ser impactado por mudanças no governo, dizem economistas

Saída de Ernesto Araújo já era esperada, mas o seu substituto pode afetar diretamente na alta de indicadores econômicos, como o dólar

atualizado

Compartilhar notícia

Marcello Casal Jr./Agência Brasil
notas de dólar
1 de 1 notas de dólar - Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Diante das mudanças ministeriais efetivadas pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) nesta segunda-feira (29/3), com seis trocas no primeiro escalão do governo, o mercado manteve-se calmo, mas tudo pode mudar nos próximos dias. De acordo com economistas, a saída do chanceler Ernesto Araújo das Relações Exteriores já era mais que esperada. No entanto, o seu substituto, embaixador Carlos Alberto Franco França, pode impactar diretamente no mercado financeiro.

A Bolsa de Valores brasileira encerrou o dia de dança das cadeiras em Brasília em alta de 0,56%, a 115.418,72 pontos, tendo mínima de 114.095,70 e máxima de 115.552,84 pontos. Na semana anterior, entretanto, o índice acumulou queda de 1,24%. Ao mesmo tempo, o dólar comercial fechou em alta de 0,44%, cotado a R$ 5,766 a venda.

Para a economista Nathalie Marins, as mudanças na equipe de Bolsonaro não não são o que impulsionou a alta do dólar ou a queda da bolsa, mas acontecimentos como o recrudescimento da pandemia da Covid-19, o alto número de mortes, o atraso na vacinação e o desemprego.

“Nesta manhã, todas as moedas de países emergentes perdiam para o dólar por conta do contexto em que vivemos, e não especificamente pela saída dos ministros. Isso não é tão grande para a Economia”, disse a especialista. “Porém, se quem for colocado no lugar desses cargos que ficaram desocupados for favorável a uma agenda contrária à da equipe econômica, aí sim o impacto será grande no mercado”, completou.

O economista-chefe da Necton Investimentos, André Perfeito, concorda com esse diagnóstico, mas enfatiza que a saída de Ernesto Araújo deve ser observada. “O processo de fritura dele começou faz tempo e na semana passada ficou insustentável. O Itamaraty foi muito pouco hábil em relação à pandemia, o ministro também gerou desconforto com um grande parceiro comercial brasileiro: a China”, comentou.

Boa notícia

“A demissão dele, tal qual a mudança do ministério da Saúde e de outros ministérios, depende muito do nome que o presidente vai colocar. Existe a possibilidade de ter uma boa notícia, mas isso está relacionado a quem vai ocupar esse cargo, isso é o mais importante”, afirmou o economista, antes da confirmação de Franco França no lugar de Araújo.

Neste final de semana, Ernesto Araújo acusou a presidente da Comissão de Relações Exteriores, senadora Kátia Abreu (PP-TO), de acenar favoravelmente aos chineses na disputa preliminar pelo 5G.

Por esse episódio, o chanceler foi vítima de duros ataques dos senadores, que o criticaram por desviar atenção das vacinas para uma guerra ideológica.

Confira as mudanças e os nomes:
0

 

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?