INSS autoriza mudança do pagamento para conta-corrente

O procedimento está previsto na Portaria nº 543, que foi publicada nesta quarta-feira (29/04) no Diário Oficial da União

Marcos Santos/USP Imagens

atualizado 29/04/2020 11:45

Beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que recebem por meio de cartão magnético poderão pedir a transferência do pagamento do benefício para depósito em conta corrente, usando o aplicativo Meu INSS.

O procedimento está previsto na Portaria nº 543, que foi publicada nesta quarta-feira (29/04) no Diário Oficial da União. Veja aqui a íntegra do documento.

Cerca de 12,4 milhões de beneficiários recebem por meio de cartão magnético, informou o INSS, em nota.

É preciso que a conta esteja no nome do titular do benefício. Além disso, o procedimento só será feito mediante requerimento feito exclusivamente pelo Meu INSS, seja no site ou no aplicativo.

No caso da solicitação de transferência do pagamento para conta corrente, o INSS informou que o serviço estará disponível nos próximos dias dentro do ícone “Agendamento/Solicitações”.

Como fazer

O beneficiário precisa ter o login e senha do Meu INSS para que o procedimento seja feito mediante autenticação do usuário.

De acordo com a portaria, para a efetivação da transferência de modalidade de pagamento, ocorrerá o bloqueio do crédito que se encontra disponível e no prazo de validade.

Dessa forma, o órgão poderá reemitir o pagamento diretamente para a conta corrente indicada pelo beneficiário.

“Além disso, o documento simplifica os procedimentos uma vez que desobriga a necessidade de autenticação da documentação apresentada no momento do requerimento”, completou a autarquia.

Últimas notícias