metropoles.com

Ibovespa encerra na máxima aos 85.761,33 pontos. Alta de 0,45%

O noticiário nacional e internacional relacionado à possível sobretaxa das importações americanas de aço e alumínio pesou nas bolsas

atualizado

Compartilhar notícia

IStock
bolsa-840×563
1 de 1 bolsa-840×563 - Foto: IStock

O Ibovespa reverteu nesta sexta-feira (2/3) o mau humor que pautou a maior parte da sessão de negócios e fechou na máxima do dia, aos 85.761,33 pontos e alta de 0,45%. O giro financeiro foi de R$ 10,6 bilhões. Ainda assim, a semana encerra com perdas de 1,75%, mas, em 2018, a valorização é de 11,41%.

Como ontem, o indicador ganhou força para virar para o positivo na última hora do pregão. A aceleração do ritmo de alta das ações da Petrobras, que acompanharam os ganhos do petróleo no mercado internacional, e a valorização dos papéis do bloco financeiro, que tem peso de cerca de 20% da carteira teórica, levaram o Ibovespa para cima.

O noticiário nacional e internacional relacionado à possível sobretaxa das importações americanas de aço e alumínio pesou nas bolsas ao redor do globo e refletiu aqui. “As bolsas da Europa fecharam derrubadas, pois essa história ainda vai dar pano para manga. Ações protecionistas não são saudáveis, porque, no fim da linha, afetam o crescimento global”, disse Álvaro Bandeira, economista-chefe da ModalMais.

Entre as siderúrgicas, Usiminas PNA e CSN ON fecharam com perdas de 3,90% e 5,05%, respectivamente. Gerdau PN, que tem forte atuação nos EUA e metade da receita advinda de fora, cedia menos, em baixa de 1,46% – um ajuste perto dos ganhos de mais de 35% só neste ano.

Já entre as blue chips, Petrobras ON e PN encerraram o dia com ganhos de 1,80% e 2,28%, respectivamente, enquanto Itaú Unibanco PN (+0,53%), Bradesco (+0,64%), Banco do Brasil (+0,74%) e as Units do Santander (+0,11%).

Para gestores, o tema da barreira protecionista prometida por Trump será mais um elemento a impactar os mercados daqui para frente. Ainda assim, de acordo com o Termômetro Broadcast Bolsa, a parcela do mercado financeiro que vê alta para o Ibovespa na próxima semana segue majoritária, mantendo-se praticamente estável em relação ao levantamento anterior. Entre 29 participantes, 62,07% disseram que a percepção é de ganhos para o índice; 20,69% esperam baixa; e 17,24% acreditam em estabilidade.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?