metropoles.com

Economia brasileira crescerá 2,5% em 2020, diz Guedes em Davos

Segundo o ministro da Economia, com o controle de gastos, país está mudando mix econômico e vai aumentar a participação do setor privado

atualizado

Compartilhar notícia

Ministério da Economia/ Divulgação
Paulo Guedes
1 de 1 Paulo Guedes - Foto: Ministério da Economia/ Divulgação

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta terça-feira (21/01/2020) que o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro deve crescer 2,5% em 2020 — acima da última revisão realizada pela sua pasta, que projeta alta de 2,4% para a economia. A estimativa foi feita durante o painel “Perspectiva Estratégica – América Latina” do Fórum Econômico Mundial 2020, em Davos, na Suíça.

Ele comparou a economia brasileira com uma “grande baleia, de dimensões continentais” e disse que o governo está “removendo os arpões que travavam o crescimento” do país, citando o descontrole fiscal.

Com o controle dos gastos, disse, o Brasil está mudando o mix econômico e vai aumentar a participação do setor privado na economia. “O mix sempre foi com o lado fiscal solto e o monetário preso e, agora, é com o lado fiscal preso e o monetário, solto”, afirmou.

Guedes comemorou a aprovação da reforma da Previdência que, disse, teve aprovação da população e atacou frontalmente os privilégios do funcionalismo público. “Não apenas o governo estava gastando muito, como era um gasto de baixa qualidade”, pontuou, afirmando que, “ao contrário de países como a França, a reforma teve apoio popular”.

Segundo o ministro, agora a prioridade deve ser aprovar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos gatilhos emergenciais, garantindo aos governos regionais e ao governo federal a possibilidade de congelar a folha de pagamentos dos seus funcionários, bem como desacelerar a taxa de crescimento do débito.

“Atacamos a Previdência, atacamos os pagamentos de juros na dívida pública e, agora, a folha de pagamentos”, afirmou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?