Dólar tem terceira queda seguida e fecha no menor valor em 20 dias

Ibovespa sobe com acote de medidas do Banco Central Europeu (BCE) e afagos entre China e Estados Unidos

Estadão Conteúdo
Compartilhar notícia

O dólar engatou nesta quinta-feira (12/09/2019) a terceira queda seguida, acompanhando o mercado internacional. O novo pacote de medidas do Banco Central Europeu (BCE) para estimular a atividade econômica da zona do euro ajudou a enfraquecer a moeda norte-americana no exterior e fez a divisa cair a R$ 4,02 aqui na mínima do dia.

Mas dúvidas sobre as negociações comerciais entre Estados Unidos e China reduziram o ritmo de desvalorização do dólar , que fechou, à vista, em baixa de 0,13%, a R$ 4,0597, o menor nível em 20 dias.

O noticiário doméstico não teve repercussões no mercado cambial, que desde o início da semana esperava a reunião do BCE. Passado o evento, as expectativas se voltam agora para a reunião do Federal Reserve na semana que vem. Na Europa, o BCE cortou os juros e anunciou outras medidas, como um novo programa bilionário de compras de ativos sem prazo final para acabar.

Ibovespa
Porém, uma troca de afagos entre Estados Unidos e China e o pacote do BCE animaram os mercados acionários nesta quinta. Acompanhando o sinal positivo das bolsas em Nova York, o Ibovespa emendou o segundo dia de valorização e fechou a sessão em alta de 0,89%, aos 104.370,91 pontos – maior nível desde 18 de julho (104.716,59 pontos).

O principal índice da B3 foi impulsionado, sobretudo, pelo avanço expressivo de papéis ordinários da Vale (3,63%) e das siderúrgicas, na esteira da alta de 4,90% do minério de ferro no porto de Qingdao, na China.

O Índice de Materiais Básicos (IMAT) liderou os ganhos entre os índices setoriais da B3, com valorização de 2,78%, Ainda entre as blue chips, destaque para o avanço dos papéis da Petrobras, a despeito da queda dos preços do petróleo, e da Ambev (+2,43%), após a ABInbev informar que retomou planos de lançar oferta pública de ações na bolsa de Hong Kong.

Compartilhar notícia
Sair da versão mobile