Dólar bate nos R$ 5,44 e Ibovespa tem queda de 2,8%

Temor de investidores com deterioração de fatores externos e cenário político confuso no Brasil atinge câmbio e bolsa de valores

atualizado 28/09/2021 15:26

Fábio Vieira/Metrópoles

Diante de um cenário de aversão ao risco no exterior, o sentimento de maior cautela entre os investidores é refletido no dólar, que opera com alta ante o real, sendo negociado a R$ 5,44 às 15h20 desta terça-feira (28/9), alta de 1,2%.

A bolsa de valores brasileira também sente a pressão. Por volta das 15h, registrava nova mínima de 110.396 pontos, com queda de 2,81%.

Os fatores que estão mexendo com os mercados acionários são muitos. Dentre os principais, estão a alta dos rendimentos dos títulos do Tesouro americano, os Treasuries, e temores com relação à China, além da possibilidade de uma crise energética no país asiático.

Com o menor suprimento de eletricidade em vista, a maior montadora do mundo, a Toyota, e fornecedores de gigantes como Apple e Tesla já vêm reduzindo produção, impactando todo o setor.

“No Brasil, no cenário político, a gente já vê alguns membros do governo sinalizarem que o auxílio emergencial no combate à Covid-19 pode ser estendido. Isso traz algumas preocupações em relação aos gastos do governo e como ficarão as contas públicas nos próximos anos”, afirma Pietra Guerra, especialista em ações da Clear Corretora.

Últimas notícias