metropoles.com

Cade e Petrobras celebram acordo para impulsionar mercado de gás

“Medida contribuirá para melhorar economia”, disse o presidente Jair Bolsonaro nas redes sociais

atualizado

Compartilhar notícia

Agência Brasil
gás natural
1 de 1 gás natural - Foto: Agência Brasil

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e a Petrobras firmaram, nesta segunda-feira (08/07/2019) termo de compromisso de cessação (TCC) relativo a investigações sobre supostas condutas anticompetitivas da Petrobras no mercado de gás natural no Brasil, como abuso de posição dominante e discriminação de concorrentes por meio da fixação diferenciada de preços.

Segundo o Cade, o acordo vai impedir a ocorrência futura dos mesmos fatos investigados pelo conselho e estimular a concorrência no setor que era explorado quase integralmente pela Petrobras. Com a mudança, novas empresas, internacionais e nacionais, poderão atuar no segmento, impulsionando a economia.

A Petrobras se comprometeu a vender ativos relacionados ao mercado de gás natural. O documento foi assinado pelo presidente do Cade, Alexandre Barreto, e pelo presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco. A Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) também assina o acordo.

Com a medida, a Petrobras se compromete a vender as transportadoras Nova Transportadora do Sudeste, Transportadora Associada de Gás e Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil. A venda deve ocorrer até 31 de dezembro de 2021, com extensão por até um ano, com autorização do Cade.

Presidente comemora
Pelas redes sociais, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) disse que o acordo foi um grande passo rumo à liberalização e à maior competitividade da economia brasileira.

Veja:

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?