metropoles.com

Bovespa reduz negócios à metade e recua 0,08%, com feriado nos EUA

Com as bolsas americanas fechadas, depois de alternar pequenas altas e baixas, o Índice Bovespa terminou o dia em baixa de 0,08%, aos 59.566,34 pontos, e com R$ 3,66 bilhões em negócios

atualizado

Compartilhar notícia

IStock
bolsa
1 de 1 bolsa - Foto: IStock

A Bovespa teve um dia de negócios reduzidos à metade nesta segunda-feira (5/9) devido ao feriado do dia do trabalho nos Estados Unidos. Com as bolsas americanas fechadas, as principais referências para os negócios foram os mercados europeus e principalmente as cotações do petróleo. Depois de alternar pequenas altas e baixas, o Índice Bovespa terminou o dia em baixa de 0,08%, aos 59.566,34 pontos, e com R$ 3,66 bilhões em negócios.

A notícia de que Rússia e Arábia Saudita teriam chegado a um acordo para limitar a produção de petróleo impulsionou os preços da commodity, que chegaram a subir mais de 4% nas bolsas de Londres e de Nova York. Com isso, as ações da Petrobras operaram em alta durante todo o dia. Ao final dos negócios em horário regular, Petrobras ON e PN tiveram altas de 2,88% e 1,92%, respectivamente.

Do lado negativo, o principal destaque do dia foi JBS ON, que liderou as quedas do Ibovespa (-10,04%) como reação à operação de busca da Polícia Federal na holding J&F, controladora do frigorífico. A operação, batizada de Greenfield, teve como alvo a Eldorado, divisão de celulose do grupo. Wesley Batista, CEO global da JBS e sócio da holding, foi levado à PF para prestar esclarecimentos. Seu irmão e sócio Joesley Batista, que preside a J&F, também teve expedido um mandado de condução coercitiva, mas está em viagem fora do País.

A operação Greenfield apura crimes de gestão temerária e fraudulenta em desfavor de quatro dos maiores fundos de pensão do País: Funcef, Petros, Previ e Postalis. Como consequência do envolvimento da Previ nas investigações, as ações do Banco do Brasil operaram em queda durante todo o dia e fecharam com perda de 0,97%. Os demais papéis do setor bancário tiveram alguma volatilidade no dia e foram em grande parte responsáveis pelas alternâncias de sinal do Ibovespa ao longo do dia.

Ainda do lado negativo, destaque para Vale ON (-1,86%) e Vale PNA (-2,39%), que reagiram ao rebaixamento da recomendação da ação da mineradora de “neutra” para “venda” feita pelo UBS. O banco suíço justifica a revisão pelos preços do minério de ferro, que estariam superestimados.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?