metropoles.com

Blairo Maggi: greve pode resultar em aumento do preço de alimentos

Ministro da Agricultura também voltou a destacar que a paralisação dos caminhoneiros vai ter efeitos sobre o Produto Interno Bruto (PIB)

atualizado

Compartilhar notícia

Michael Melo/Metrópoles
Blairo Maggi na Camara Federal
1 de 1 Blairo Maggi na Camara Federal - Foto: Michael Melo/Metrópoles

O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, disse a jornalistas que a paralisação dos caminhoneiros deve provocar um aumento nos preços dos alimentos. Nesta quarta-feira (30/5), Maggi participa do Fórum Investimentos Brasil 2018, em São Paulo.

“São cargas que deixaram de andar e outras perdidas; inicialmente vai ter um aumento nos preços dos alimentos. É uma situação muito complicada. Merece toda a atenção por parte do governo e daqueles que fazem parte dessa cadeia”, disse o ministro.

Ele voltou a destacar: a greve dos caminhoneiros, vai ter efeitos sobre o Produto Interno Bruto (PIB). “Eu acho bastante preocupante, a gente não tem ainda o tamanho dessa queda, mas certamente será refletido no PIB do segundo trimestre”, afirmou. “Além disso, vamos ter um recuo no valor das empresas. Os estoques deles, que eram os animais vivos, perderam valor. Então vamos acompanhar junto com as cooperativas e as empresas, porque isso é feito por pequenos produtores no Brasil inteiro”, disse.

Segundo o ministro, o governo terá de observar “onde teremos que ajudar para que esse setor não padeça”.

Ainda sobre o PIB, Maggi destacou a contribuição da colheita de soja para o resultado do primeiro trimestre, tanto por causa do volume colhido quanto pela reação nos preços. “O setor agrícola está sempre contribuindo para a economia brasileira e nesse primeiro trimestre a gente trabalha a safra de grãos, principalmente de soja, que foi bem grande. O Brasil vai no caminho de liderar a produção mundial de soja”, assinalou.

“Nós já tivemos uma safra muito grande no ano passado e conseguimos repetir o volume colhido. Os preços finais da soja e de outros produtos agrícolas subiram com a desvalorização do real e também do mercado internacional, com a queda de produção da Argentina, um grande competidor nosso”, ressaltou Blairo Maggi.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?