metropoles.com

BC marca para 7 de junho início de registro de recebíveis de cartões

Com a novidade, a autoridade financeira espera que a concorrência aumente, propiciando o crescimento do volume das operações

atualizado

Compartilhar notícia

reprodução
Brasilienses poderão parcelar os impostos em até 12 vezes
1 de 1 Brasilienses poderão parcelar os impostos em até 12 vezes - Foto: reprodução

Após dois adiamentos, o Banco Central informou que começará na próxima segunda-feira (7/5) o registro e a negociação de recebíveis de cartões no Brasil.

Com a novidade, a autoridade financeira espera que a concorrência aumente, propiciando o crescimento do volume das operações com cartões, principalmente no segmento de micro e pequenas empresas.

“Essa expectativa também se baseia no fato de que, com a entrada em operação desses comandos regulatórios, será possível ao lojista dividir suas agendas de recebíveis e a negociar com diversos financiadores simultaneamente, ampliando seus limites de crédito”, afirmou o BC, por meio de nota.

O recebível é a receita que um lojista tem para receber com suas vendas realizadas por meio de um cartão de crédito ou de débito. Através dos registros das empresas credenciadas, lojistas poderão acessar de forma segura os empréstimos garantidos pelo sistema ou até mesmo vendê-los no mercado.

Atualmente, há no país três credenciadoras aptas a atuar: CIP, Cerc e Tag. Essas empresas, no entanto, enfrentaram algumas dificuldades na operação do sistema, o que levou aos adiamentos da entrada do registro em vigor.

As registradoras, de acordo com o BC, “irão atuar como uma espécie de interface entre o lojista que deseja obter crédito utilizando seus recebíveis e potenciais financiadores”.

“As informações dos recebíveis serão enviadas às registradoras por meio das credenciadoras ou subcredenciadoras escolhidas pelo lojista, as quais estabelecerão conexão operacional com as primeiras”, explicou o BC.

Compartilhar notícia