metropoles.com

Atrasados do INSS começam a ser pagos no final de março

Datas exatas ainda precisam ser definidas pelos tribunais federais de cada região. Segurados podem consultar o pagamento pela internet

atualizado

Compartilhar notícia

iStock
dinheiro e CTPS
1 de 1 dinheiro e CTPS - Foto: iStock

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa a pagar os atrasados aos segurados, tanto precatórios quanto as requisições de pequeno valor (RPVs), no fim deste mês. Os pagamentos são referentes a casos de beneficiados que ganharam processo judicial contra a Previdência nos últimos cinco anos. As informações são da Folha de S.Paulo.

Para consultar o pagamento, o segurado deve acessar o site do Tribunal Regional Federal (TRF) de sua região. Em Brasília, o responsável é o TRF-1.

Serão pagos cerca de R$ 6,4 bilhões em atrasados previdenciários, liberados pela Justiça entre 2 de julho de 2017 e 1º de julho de 2018. Os processos incluem concessões ou revisões de aposentadoria, pensões e auxílios.

Os precatórios, que são valores acima de R$ 59.880 (equivalente a 60 salários mínimos), serão creditados apenas a partir de abril, de acordo com o Conselho da Justiça Federal (CJF). Esse tipo de atrasado é pago mais rapidamente e apenas uma vez por ano.

Conforme a lei determina, o governo deve liberar esse tipo de atrasado até dezembro, mas é o segundo ano seguido em que o governo adia o pagamento para abril.

Previsão de pagamento
Os atrasados de fevereiro serão liberados entre o fim deste mês e o início de abril. Os de março, entre o final de abril e o início de maio, e assim por diante.

Antes de o débito ser efetivamente pago ao segurado, os tribunais regionais são avisados da liberação, processam as informações e abrem contas na Caixa Econômica Federal ou no Banco do Brasil, procedimento que geralmente dura uma semana.

Compartilhar notícia