metropoles.com

Após queda recorde, consumo das famílias cresce 7,6% no terceiro trimestre

Alta é insuficiente, no entanto, para recuperar perdas registradas no segundo trimestre, durante o estopim da pandemia de Covid-19

atualizado

Compartilhar notícia

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados nesta quinta-feira (3/12) indicam que as famílias brasileiras aumentaram o consumo, mas ainda não retornaram ao patamar anterior à pandemia de Covid-19.

Sob a ótica das despesas que formam o Produto Interno Bruto (PIB) do país, o “consumo das famílias” (equivalente a 65% das despesas do PIB) cresceu 7,6% no terceiro trimestre deste ano, em relação ao três meses anteriores.

No entanto, a alta não é capaz de recuperar as perdas provocadas pela crise econômica do novo coronavírus. No primeiro e no segundo trimestre, o consumo das famílias registrou baixas de 1,5% e 9,6%, respectivamente.

“O consumo de serviços teve crescimento, mas foi bem menor do que a queda anterior, pois as famílias não voltaram a consumir no patamar anterior à pandemia”, ressalta a coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis.

Em termos de comparação, o valor do PIB do consumo das famílias do terceiro trimestre deste ano, ainda afetado pela pandemia do novo coronavírus, recuou 6% ao se comparar com o terceiro trimestre do ano passado.

Para o IBGE, contribuem para essa baixa o distanciamento social que vigora em algumas localidades, bem como os efeitos negativos sobre o mercado de trabalho — a taxa de desemprego chegou a 14,6% no terceiro trimestre.

Por outro lado, o IBGE destaca que a prorrogação dos programas de apoio do governo a empresas, como o Pronampe, e famílias, como o auxílio emergencial de R$ 600 (reduzido a R$ 300), tem ajudado a manter o consumo.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?