metropoles.com

Apenas 11% dos trabalhadores estiveram em home office em 2020 no Brasil

Dos empregados em trabalho remoto, 56,1% eram mulheres, 65,6% eram brancos e 74,6% tinham escolaridade de nível superior completo

atualizado

Compartilhar notícia

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou, nesta quinta-feira (15/7), uma análise sobre o trabalho remoto no Brasil no ano passado, quando começou a pandemia da Covid-19. Nesse período, na média, a população ocupada e não afastada no país foi de 74 milhões de pessoas, sendo que 8,2 milhões ficaram em casa, o que representa que 11% dos trabalhadores exerceram as atividades laborais de forma remota.

Os pesquisadores usaram dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Covid-19, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados foram compilados e consolidados de maio a novembro do ano passado.

Dos trabalhadores em home office, 56,1% eram mulheres, 65,6% eram brancos, 74,6% tinham escolaridade de nível superior completo, 31,8% estavam na faixa de 30 a 39 anos e 63,9% estavam empregados no setor privado.

0

Na análise do percentual de pessoas ocupadas em cada atividade, em média, 51% das pessoas na atividade de educação privada estavam em trabalho remoto. Esse percentual foi de 38,8% no caso do setor financeiro privado e 34,7% na atividade de comunicação privada. Os menores percentuais estavam nas atividades de agricultura (0,6%), logística (1,8%) e alimentação (1,9%).

Nas três esferas da administração pública, em média, 40,7% das pessoas empregadas no âmbito federal, 37,1% no âmbito estadual e 21,9% no âmbito municipal estavam em trabalho remoto. Mas os pesquisadores observaram um baixo contingente de profissionais de saúde e de segurança pública nesta situação.

Região

A região Sudeste concentrou o maior número de profissionais em trabalho remoto em 2020: 4,7 milhões de pessoas, o que correspondeu a 58,2% do total de trabalhadores nessa situação.

Por outro lado, os trabalhadores da região Norte representaram apenas 3,3% do total de pessoas trabalhando em casa no país. Nas demais regiões, os percentuais de trabalho remoto foram de 7,7% na região Centro Oeste, 14,5% no Sul e 16,3% no Nordeste.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?