metropoles.com

Senadores aprovam acesso a água potável como direito fundamental

A inclusão será feita no artigo 5º da Carta Magna, que é considerado uma das suas cláusulas pétreas

atualizado

Compartilhar notícia

Alicia Llop/GettyImages
copo de água
1 de 1 copo de água - Foto: Alicia Llop/GettyImages

Foi aprovada, nesta quarta-feira (31/3), em sessão do Senado Federal, uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que inclui o acesso a água potável como direito e garantia fundamentais. A inclusão será feita no artigo 5º da Carta Magna, que é considerado uma das suas cláusulas pétreas. A matéria vai à Câmara dos Deputados.

A aprovação da PEC ocorre com três anos de atraso. Pautada em 2018, a matéria considera a resolução das Organizações das Nações Unidas (ONU), de 28 de julho de 2010, que assegura o direito ao acesso à água potável e ao saneamento como “direito humano essencial ao pleno desfrute da vida”.

“A inclusão expressa do direito a água potável no rol dos direitos e garantias fundamentais é uma inovação constitucional importante no sentido de fortalecer o marco regulatório doméstico e de reforçar políticas públicas voltadas à universalização do acesso a água no Brasil, sobretudo para atender à parcela mais vulnerável da população”, defendeu o relator da matéria no Senado, o senador Jaques Wagner (PT-BA).

A justificativa dos parlamentares é que a inclusão da proposta na Carta Magna configura marco global de compartilhamento do recurso. O Parlamento defende a aprovação do texto como medida para evitar conflitos territoriais e monopólio do controle de acesso à água potável em um contexto de mudanças climáticas.

“Medida fundamental para se contrapor à tendência de privatização ou de elevação do custo da água já verificada em diversos países, dificultando seu acesso exatamente para as populações economicamente mais vulneráveis”, completou Jaques Wagner.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?