metropoles.com

Relator do PL da Bolsa Família quer entregar parecer em maio

A proposta tem apoio de Maia para ser aprovada no primeiro semestre. O governo, contudo, não procurou parlamentares

atualizado

Compartilhar notícia

Ascom/PL
WhatsApp-Image-2020-02-18-at-15.46.30
1 de 1 WhatsApp-Image-2020-02-18-at-15.46.30 - Foto: Ascom/PL

O relator do projeto de lei 6072/19 que reformula os benefícios financeiros do Programa Bolsa Família, Eduardo Barbosa (PSDB-MG), quer entregar o parecer da proposta à comissão especial em meados de maio. Com o apoio do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), o tema deve ser aprovado ainda neste semestre, em caráter conclusivo no colegiado.

A data da entrega do relatório e o calendário das audiências públicas serão votados nesta terça-feira (18/02/2020) pelos membros da comissão. A expectativa de Barbosa é que o grupo divida os assuntos em “cinco eixos”, a fim de organizar a discussão e esclarecer pontos separadamente, apesar da consonância entre eles.

O primeiro tópico é refere à política de transferência de renda, pobreza e desigualdade; o segundo trata da estrutura atual do programa. A terceira parte do debate aborda a integração de informações sociais e o cadastro único para programas sociais do governo federal. O eixo seguinte discute o Bolsa Família e o SUAS (Sistema Único de Assistência Social) e, por fim, o colegiado vai tratar dos impactos financeiros da proposta.

Ao Metrópoles, Barbosa afirmou que tem pressa para aprovar o parecer antes das eleições municipais deste ano. Ele se reuniu com a presidente da comissão, Flávia Arruda (PL-DF), na segunda (17/02/2020) para estudar o plano de trabalho e discutir estratégias para deixar o debate mais eficiente, uma vez que o prazo é curto.

Apesar de o governo do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), sinalizar que vai fazer mudanças no programa — inclusive no nome do benefício — para aperfeiçoá-lo, o relator e Flávia contaram que não foram procurados por integrantes do Executivo. No entanto, Barbosa afirmou que já procurou secretários do Ministério da Cidadania para agendar reuniões de caráter técnico sobre o programa.

A reunião desta terça foi uma antecipação da que estava prevista para ocorrer em março. O Metrópoles revelou, na última segunda-feira (18/02/2020), o encontro seria antecipado.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?