metropoles.com

Desemprego recua a 11,2%, menor nível desde 2016; renda cai 8,8%

O indicador ficou abaixo da expectativa do mercado financeiro, que apontava uma taxa de 11,4% no trimestre de dezembro a fevereiro

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Mão segurando carteira de trabalho com pessoas caminhando na rua desfocadas ao fundo
1 de 1 Mão segurando carteira de trabalho com pessoas caminhando na rua desfocadas ao fundo - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A taxa de desemprego no Brasil ficou em 11,2% no trimestre móvel encerrado em fevereiro. É o menor nível para este período desde 2016. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (31/3) na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Contínua), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O resultado é o mesmo registrado entre novembro e janeiro. A taxa, no entanto, ficou 0,4 ponto percentual abaixo do índice verificado nos três trimestres móveis anteriores, de setembro a novembro, quando o número foi de 11,6%.

Além disso, foram computados 3,4 pontos percentuais a menos do que o dado registrado no mesmo período de 2021, quando o índice foi de 14,6%. O número apresentado também ficou abaixo da expectativa do mercado financeiro, que previa taxa de 11,4%.

Segundo o IBGE, uma pessoa é considerada desempregada quando não tem ocupação, mas segue à procura de oportunidades. O instituto aponta que, mesmo com o recuo, o país contava com 12,016 milhões de brasileiros desempregadas no primeiro trimestre até o mês de fevereiro.

Apesar do recuo no desemprego, o índice de rendimento médio mensal das pessoas de 14 anos ou mais durante o trimestre também sofreu queda. O valor, de R$ 2.511, ficou estável se comparado ao trimestre anterior, mas teve recuo de 8,8% se comparado ao mesmo período de 2021.

Vale ressaltar que este é o menor nível já registrado em um trimestre encerrado no mês de fevereiro desde 2012, ano em que a série histórica do estudo teve início.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?