Categorias: Brasil

Defensores de Bolsonaro protestam em frente à embaixada da França

Manifestantes entregaram mudas de pau-brasil e outras árvores em frente à Embaixada da França, em Brasília, neste domingo (25/08/2019). Defensores do governo de Jair Bolsonaro (PSL) protestaram contra as declarações do presidente francês, Emannuel Macron, sobre a Amazônia.

“Pau Brasil pra França! Pau Brasil pra França! A riqueza da Amazônia é nossa!”, bradaram. Dezenas de pessoas participaram do ato, com carro de som, buzinas e muitos gritos. A Polícia Militar do DF montou um pequeno bloqueio na porta da embaixada. “Saiam daqui os socialistas, os comunistas, do tipo Macron. A Amazônia pertence aos brasileiros”, gritavam.

“Nós estamos ofendidos pela interferência internacional. Não compactuamos com soberania relativa”, dispararam os organizadores, do alto do trio-elétrico. O grupo bradou que a França precisa de reflorestamento, e que o país europeu deve focar na reconstrução da Catedral de Notredame. Ao longo do ato, os manifestantes criticaram o papel de Organizações Não Governamentais (ONGs) e o G7.

Segundo o militar da reserva e coordenador do Movimento Brasil, Winston Rodrigues Lima, 58, a França se diz ambientalista mas não é. “Ela preserva um percentual ridículo de florestas nativas. Não chega à 3%. No Brasil temos mais de 60% preservado”, alfinetou.

Do ponto de vista de Rodrigues, os dados sobre as queimadas estão sendo manipulados para inflamar a crise internacional. “Na região amazônica toda você vai ver que o número geral das queimadas é o menor dos últimos 15 anos. Mas se você pegar um estado, subiu um pouquinho. Eles estão pegando dados de estados e dizendo que é de toda região amazônica” argumentou.

Resposta

Maria da Penha, 69 anos, moradora do Guará, afirmou que a manifestação é em resposta ao protesto feito em frente à Embaixada do Brasil na França. “Nós estamos falando aqui para os franceses, em especial o Macron, que Bolsonaro não é mentiroso. Ele é nosso presidente eleito democraticamente. Mostra as embaixadas as árvores cortadas em frente da embaixada da França. Estão todas cortadas”, alfinetou.

Para o contador e , Ricardo Pimentel, a Amazônia e suas riquezas pertencem aos brasileiros. “O Exército brasileiro já demonstrou que vai garantir a soberania internacional”, assinalou. Do ponto de vista do morador do Park Way, está havendo interferência indevida de organismos internacionais no debate.

Francisco Dutra

Formou-se na Universidade Católica de Brasília em 2005. Trabalhou nas redações da TV Band e do Jornal de Brasília, onde atuou em diferentes editorias, como Política, Economia e Cidades. Sempre focou na cobertura do cotidiano e nos desafios sociais do Distrito Federal.

Últimas notícias

Fofura! Ticiane Pinheiro e Karina Bacchi postam fotos dos filhos

Amigas de longa data, elas compartilharam registros de Enrico e Manu e receberam elogios à fofura dos pequenos

8 minutos passados

Carlinhos Maia conta detalhes do convite para o BBB20

Influencer diz ter sido procurado pela TV Globo para participar de edição com elenco especial, que estreia em janeiro, na…

27 minutos passados

Miss Alagoas Mundial morre carbonizada em acidente que matou 5

Quatro pessoas ficaram feridas na batida entre três caminhões e três carros. Vítimas foram encaminhadas para hospital de Lages (SC)

1 hora passados

Jamaicana é coroada Miss Mundo 2019 e brasileira fica no top 5

Toni Ann-Ann Singh bateu 111 concorrentes e venceu a disputa. Já Elis Miele ficou entre as finalistas e com o…

1 hora passados

Napoli perde para o Parma na estreia do técnico Gattuso

O ex-volante foi contratado no meio da semana para substituir o demitido Carlo Ancelotti

2 horas passados

Fenafisco critica Fiesp: “Iguala o bom contribuinte ao sonegador”

Federação da Indústria de São Paulo criticou duramente decisão do STF de tornar crime o não pagamento do ICMS que…

2 horas passados