metropoles.com

CUT planeja série de atos contra a reforma da Previdência na segunda

De acordo com a Central Única dos Trabalhadores, está confirmada a paralisação de diversas categorias em várias cidades

atualizado

Compartilhar notícia

BRUNO ROCHA/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
ATO FORA TEMER EM SP
1 de 1 ATO FORA TEMER EM SP - Foto: BRUNO ROCHA/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

A Central Única dos Trabalhadores (CUT) marcou para a próxima segunda-feira (19/2) uma série de atos pelo país contra a reforma da Previdência. Os debates sobre o texto na Câmara dos Deputados devem começar na terça (20), segundo afirmou nesta quinta-feira (15) o ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun (MDB-MS).

Marun acredita que o governo está avançando no convencimento de deputados sobre a importância da aprovação da reforma, mas, conforme o Estadão/Broadcast apurou, Rodrigo Maia está descrente de que o presidente Michel Temer (MDB) consiga os 308 votos necessários para aprovar a reforma da Previdência. Assim, já prepara o discurso para anunciar, no final de fevereiro, o engavetamento da matéria.

O presidente da CUT, Vagner Freitas, afirmou que os militantes vão pressionar fortemente os deputados a não aprovarem o texto. “Quem aprovar o fim da aposentadoria pode vestir o pijama, pois para Brasília não volta. Nunca mais vai ser eleito”, disse o dirigente.

Veja a agenda de atos da CUT contra a reforma na segunda-feira (19):

Bahia
Em Salvador, uma plenária nesta quinta (15) definirá onde serão realizados os atos na segunda-feira. Segundo a CUT, estão confirmadas as paralisações de petroleiros, químicos, rodoviários, professores, bancários, servidores e metalúrgicos, entre outras categorias.

Ceará
Manifestação está prevista para o centro de Fortaleza. A partir das 9h, haverá concentração na Praça da Bandeira para uma caminhada pelas ruas do Centro.

Distrito Federal
Estão previstas ações durante todo o dia, segundo a CUT, culminando numa atividade conjunta de sindicatos e movimentos sociais no final da tarde, a partir das 17h, no Museu da República.

Pernambuco
Trabalhadores da Saúde e da Previdência do Serviço Público Federal de Pernambuco devem cruzar os braços. Em Recife, um ato público está previsto para as 15h, no Parque 13 de Maio.

Piauí
Em Teresina, há ato marcado para as 8h, na Praça Rio Branco.

Rio de Janeiro
Uma ação está prevista para o Aeroporto Santos Dumont, de manhã, no embarque dos deputados. Às 16h, haverá ato na Candelária.

Rio Grande do Norte
Em Natal, ato a partir das 14h, em frente à agência do INSS, Rua Apodi, 2150, Tirol.

Rio Grande do Sul
Em Porto Alegre, às 5h, haverá concentração junto do Monumento ao Laçador, seguida de caminhada até o saguão de embarque do Aeroporto Internacional Salgado Filho.

Às 7h, concentração na Estação Rodoviária, onde serão distribuídos panfletos para a população. Às 8h30, haverá marcha até o prédio do INSS, na Travessa Mário Cinco Paus, ao lado do Mercado Público, no centro da cidade.

Santa Catarina
A partir das 9h, a CUT e outras centrais sindicais planejam um arrastão no centro da capital para fechar o comércio e os bancos. A partir das 16h, acontecerá um ato na Praça de Lutas, que terminará com passeata até a agência do INSS.

Em Criciúma, haverá ato a partir das 8h, em frente à agência do INSS. Mobilizações estão previstas também em Araranguá, Blumenau, Chapecó e Joinville.

São Paulo
Segundo a CUT, motoristas de ônibus e professores das redes estaduais e municipais devem cruzar os braços. Outras categorias que já haviam fechado posição pela greve, caso a reforma entrasse em votação, como metroviários e bancários, realizarão assembleias para ratificar a decisão. Um ato público está marcado para as 16h, em frente ao Masp, na Avenida Paulista.

Sergipe
Em Aracaju, foi realizada uma assembleia geral unificada, e servidores públicos de 13 categorias aprovaram a participação na greve geral. Entre os profissionais confirmados na paralisação, estão professores, auditores fiscais, policiais e enfermeiros.

Compartilhar notícia