Covid: cerca de 17,2 milhões de pessoas ainda não tomaram a 2ª dose

Em agosto, mais de 8,5 milhões de brasileiros não voltaram aos postos de saúde para receber novamente o imunizante

atualizado 01/10/2021 18:58

VacinaRafaela Felicciano/Metrópoles

O Ministério da Saúde divulgou, nesta sexta-feira (1º/10), que cerca de 17,2 milhões de pessoas ainda não tomaram a segunda dose da vacina contra a Covid-19. Os dados foram fornecidos por estados, municípios e pelo Distrito Federal.

O número de pessoas que não completaram o ciclo vacinal só cresce: no final de agosto, a pasta disse que 8,5 milhões de brasileiros não voltaram aos postos de saúde para receber a segunda dose da vacina contra a Covid-19.

No início de agosto, o número era de 7 milhões de brasileiros. Ou seja, de agosto para setembro, mais de 10 milhões de pessoas não voltaram para receber o imunizante.

Em 22 de julho, a pasta havia divulgado que aproximadamente 4 milhões de indivíduos não retornaram aos postos. No dia 7 de julho, o quantitativo era ainda menor: 3,4 milhões.

O Ministério da Saúde reforça a importância da segunda dose para garantir a máxima proteção dos brasileiros, principalmente contra as novas variantes.

“A orientação é completar o esquema vacinal da Covid-19 para que o caráter pandêmico da doença seja superado no país”, diz a pasta.

Vacinação

O Ministério da Saúde informou que, até o momento, já distribuiu mais de 294 milhões de doses de vacina contra a Covid-19. Dessas, 236,7 milhões foram aplicados, sendo 146,3 milhões de primeira dose e 90 milhões de segunda dose ou dose única.

Últimas notícias