metropoles.com

Cotada para Saúde diz que é covardia do STF “penitenciar quem luta no SUS”

Segundo a oncologista, decisão da Corte que limitou atos de agentes públicos corre risco de ser enquadrada como “crime contra a humanidade”

atualizado

Compartilhar notícia

A oncologista Nise Hitomi Yamaguchi, cotada para assumir o Ministério da Saúde, afirmou que a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de impor limites aos agentes públicos sobre medidas contra o coronavírus pode prejudicar os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo a Corte, as autoridades precisam levar em conta critérios científicos para não serem responsabilizadas por possíveis danos. Ou seja, a prescrição da hidroxicloroquina — que ainda não teve a eficácia comprovada pela ciência — fica barrada nos casos de coronavírus.

Para Nise, a sentença do STF “leva à perda de chance ou oportunidade de ter uma vantagem ou de evitar o prejuízo. No caso, a chance de receber um protocolo de tratamento que pode trazer benefícios é irremediavelmente destruída pela penalização de prescrição dos medicamentos pelos médicos da rede pública”, afirma.

Segundo a oncologista, apesar de não haver comprovação científica da eficácia do medicamento, também não existem estudos que confirmam a ineficácia.

“O único estudo randomizado publicado foi o do Amazonas, que não concluiu que o protocolo não funciona, mas sim que doses acima da dose de segurança são tóxicas”, argumentou.

Nise diz ainda que a decisão do Supremo “retira qualquer oportunidade de chance ou esperança” dos pacientes do coronavírus. “Se no futuro próximo qualquer desses tratamentos forem provados benéficos, quantas vidas não foram ceifadas desnecessariamente? E quem se responsabilizará por isso? Em qual tribunal?”, questiona.

“Penitenciar aqueles que lutam por beneficiar seus pacientes no SUS é covardia. Caso essa decisão seja mantida, o STF corre o risco de cometer um crime contra a humanidade”, diz nota.

0

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?