metropoles.com

Contas irregulares: Senado aprova proposta que altera legislação

Lei atual prevê que políticos ficam inelegíveis por oito anos. A liberação vale para casos que tenham sido punidos com pagamento de multa

atualizado

Compartilhar notícia

O Senado Federal aprovou, nesta terça-feira (14/9), projeto de lei que permite a candidatura de quem teve contas relativas a cargos ou funções públicas julgadas irregulares. A liberação, segundo texto, vale para os que tenham sido punidos com pagamento de multa.

A proposta diz que a inelegibilidade não será aplicada aos “responsáveis que tenham tido suas contas julgadas irregulares, sem imputação de débito, e sancionados exclusivamente com o pagamento de multa”.

Atualmente, a questão é regida pela Lei da Inelegibilidade, que veda por oito anos a eleição, para qualquer cargo, do gestor cujas contas no exercício de cargos ou funções públicas foram julgadas, em decisão irrecorrível, “por irregularidade insanável que configure ato doloso de improbidade administrativa”. O item abrange todos os ordenadores de despesa, e prevê o controle externo desses agentes pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

De autoria do deputado Lucio Mosquini (MDB-RO), o projeto flexibiliza a norma atual, sob a alegação de que a Justiça Eleitoral vem dando decisões contraditórias na autorização de candidaturas sob a norma vigente. Para ele, a sanção por multa tem sido aplicada a pequenas infrações que não chegariam a justificar a inelegibilidade.

A proposta diz que a inelegibilidade acima não será aplicada aos “responsáveis que tenham tido suas contas julgadas irregulares, sem imputação de débito, e sancionados exclusivamente com o pagamento de multa”.

Texto vai à sanção do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?