Eleições 2022: Professora Dorinha é eleita senadora no Tocantins (TO)

Resultado confirmou o favoritismo nas pesquisas eleitorais da candidata do União, que superou Kátia Abreu do PP

atualizado 02/10/2022 19:46

Deputada Professora Dorinha Tocantins Câmara dos Vereadores

Professora Dorinha (União) foi eleita para senadora pelo Tocantins (TO). Os resultados foram divulgados neste domingo (2/10).

Dorinha Seabra nasceu em Goiânia (GO) e tem 58 anos. Formada em Psicologia, já foi secretária de Educação e Cultura de Tocantins entre 1998 e 2009.

A carreira dela em cargos eletivos começou em 2010, quando ganhou a eleição para o cargo de deputada federal. Ela foi reeleita em 2014.

Na corrida ao Senado, Dorinha superou os candidatos ao Senado Kátia Abreu (PP), Carlos Amastha (PSB) e Ataíde de Oliveira (PROS).

Eleições 2022

Realizado em todo o país neste dia 2 de outubro, o pleito definirá os cargos de presidente e, em cada estado, governador, senador, deputado federal e estadual (no DF, distrital).

No caso dos representantes do Poder Executivo – senadores, governadores e presidente da República –, o sistema é majoritário, ou seja, vence o candidato que obtiver o maior número de votos válidos, podendo ser de forma absoluta ou simples.

A forma absoluta ocorre quando o candidato recebe mais de 50% dos votos válidos. Quando nenhum dos candidatos alcança a maioria, é realizado um segundo turno.

Na modalidade simples ou relativa, o candidato que obtiver maior número de votos em relação aos seus concorrentes é eleito. Isto ocorre especialmente com senadores.

Na disputa para deputados federais e estaduais, o que vale é o sistema proporcional, que computa os votos para o partido ou legenda, sendo assim, os eleitores escolhem de forma indireta seus candidatos.

Mais lidas
Últimas notícias