metropoles.com

Confira a agenda de Bolsonaro no funeral da rainha Elizabeth II

Estadia do presidente em Londres inclui homenagem em local onde está o caixão da rainha e recepção no Palácio de Buckingham

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
bolsonaro sorri
1 de 1 bolsonaro sorri - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Londres – O presidente Jair Bolsonaro (PL) prepara-se para chegar a Londres na manhã deste domingo (18/9) e participar do funeral da rainha Elizabeth II. O mandatário sairá de Recife em um voo oficial rumo à capital inglesa, acompanhado da esposa, Michelle Bolsonaro, e de integrantes da comitiva.

Em sua primeira viagem a Londres como presidente da República, Bolsonaro terá apenas dois dias na cidade. Na tarde de domingo, o chefe do Executivo nacional fará uma visita à Câmara Ardente do Parlamento inglês, onde o caixão de Elizabeth II se encontra, e  assinará o Livro de Condolências da morte da monarca.

No fim da tarde do mesmo dia, o presidente brasileiro vai ao Palácio de Buckingham, onde será recepcionado pelo rei Charles III, em evento que contará com a presença de outros chefes de Estado.

Na manhã da segunda-feira (19/9), Bolsonaro e mais outros 500 convidados – entre chefes de Estado, autoridades e famílias reais – sairão do Hospital Real, no bairro de Chelsea. O local é uma construção histórica que servirá de concentração para o deslocamento dessas personalidades até a Abadia de Westminster, onde ocorrerá a cerimônia religiosa do funeral de Elizabeth II, às 11h (horário de Londres).

Após a celebração, Bolsonaro segue para uma recepção oferecida pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, da Commonwealth e do Desenvolvimento do Reino Unido, James Cleverly. No fim da segunda-feira (19/9), o mandatário brasileiro seguirá para Nova York, onde discursará na abertura da 77ª Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU).

Com tradução

O governo britânico e a assessoria de comunicação da família real considera toda a programação do funeral de Elizabeth II um “evento de família”. Em todos os compromissos oficiais, o presidente Jair Bolsonaro só poderá estar acompanhado da esposa, Michelle Bolsonaro, segundo a assessoria de imprensa do Ministério das Relações Exteriores.

Na primeira versão deste texto, a assessoria afirmou que o acesso limitado da comitiva do presidente aos eventos reais poderia tirar sua própria equipe de segurança, assessoria e tradução simultânea das solenidades. Cerca de quatro horas depois, o Itamaraty afirmou que Bolsonaro estará acompanhado de intérprete “nos eventos em que há previsão de interação com os anfitriões e demais convidados”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?