Concurso exige candidata solteira e sem filhos; prefeitura explica

Após críticas sobre critérios do concurso para Rainha da Uva, prefeitura de São Miguel Arcanjo argumenta que regulamento existe há 37 anos

atualizado 26/10/2021 14:22

Concurso é promovido pelo Fundo Social de Solidariedade e as inscrições são feitas no site da prefeitura de São Miguel ArcanjoReprodução

São Paulo – Para ser candidata a rainha da Festa da Uva da cidade de São Miguel Arcanjo, no interior de São Paulo, é preciso ser solteira, não possuir filhos, não estar grávida e ter idade entre 18 e 25 anos. Desde que o regulamento do concurso de beleza foi anunciado, em 23/10, na rede social do Baile da Rainha da Uva, os critérios vêm sendo reprovados.

O evento também exige que a candidata desfile com traje determinado pela comissão julgadora. O público acusa o regulamento de se mostrar retrógrado, excludente e machista. Apesar da repercussão negativa, o perfil não respondeu aos comentários.

0

“O critério deveria ser ‘disponibilidade de horários para cumprir agenda de eventos e divulgação’ e não ‘ser solteira e sem filhos'”, escreveu a internauta Elisangela Rodrigues.

“Baile da Rainha da Uva de São Miguel Arcanjo, isso só reforça o pensamento preconceituoso, por mais que seja corrido não seria mais fácil colocar nos requisitos ‘disponibilidade de horário para ensaios e afins?'”, questionou Aline Oliveira. “Esse tipo de pensamento reforça muito o olhar preconceituoso de muitas empresas que deixam de contratar muitas mães por pensar o mesmo.”

Ao Metrópoles, um representante do gabinete do prefeito e da assessoria de imprensa municipal disse: “A Prefeitura São Miguel Arcanjo e o Fundo Social não vão se manifestar, pois o regulamento existe há 37 anos. Inclusive o de Caxias do Sul tem muito mais critérios e ninguém falou nada”.
Regulamento do concurso de beleza
Além da rainha, o concurso de beleza também elege, de acordo com a pontuação, duas princesas e a miss simpatia da Festa da Uva da cidade São Miguel Arcanjo 2022. “As eleitas terão como objetivo de sua representatividade divulgar a edição da Festa da Uva e os valores sociais, históricos e culturais do município”, consta no regulamento.
O documento também informa que a comissão julgadora avaliará as candidatas pela “desenvoltura, beleza, simpatia e originalidade”.

Mais lidas
Últimas notícias