Review: TV QLED 8K traz imagens próximas a perfeição

Modelo Q900R da Samsung impressiona com cenas incrivelmente nítidas. Tecnologia AI Upscalling aprimora conteúdos com resoluções inferiores

Fernando Braga/MetrópolesFernando Braga/Metrópoles

atualizado 14/11/2019 18:51

Mal os televisores 4K passaram a ganhar espaço nas prateleiras das lojas de eletrônicos do país e uma nova geração de displays começa a despontar trazendo aquilo o que os consumidores mais esperam dos produtos do segmento: altíssima resolução e grandes formatos de telas. O Metrópoles teve a oportunidade de testar durante algumas semanas a primeira linha de aparelhos 8K lançada pela Samsung no mercado brasileiro. Um equipamento premium, voltado a entusiastas e high adopters – usuários que gostam de usufruir das tecnologias pioneiras antes que a grande maioria das pessoas comuns.

O modelo 8K Q900R de 65 polegadas (também encontrado nas opções de 75” e 82”) entrega quatro vezes mais resolução do que a já impressionante tecnologia 4K, oferecendo mais de 33 milhões de pixels na tela. Porém, o salto é ainda maior quando comparado com os displays Full HD. Nesse caso, a resolução chega a ser 16 vezes superior.

Design e facilidades
O visual traz a proposta de um design minimalista, com bordas finas bastante discretas e uma base em alumínio angular. A intenção aqui é que todo o destaque seja a tela. A TV da Samsung tem 1,45m de largura, 83,6cm de altura e 3,4cm de profundidade. O enorme volume de pixels oferecido é ideal para esse tipo de displays de grandes formatos.

O cuidado com o estilo e sofisticação é reforçado com a presença do One Connect, dispositivo que funciona como uma espécie de central de conexões (hub), que concentra todos os cabos de todos eletrônicos da casa como home teather, videogame, blu-ray e set-up box, e liga apenas um fio, bastante discreto e quase transparente, à TV. Com certeza, uma grande sacada lançada em 2018 pela Samsung para deixar qualquer ambiente mais limpo e harmonioso. Para alternar entre os produtos conectados, o consumidor pode simplesmente renomeá-los, sem precisar ficar decorando qual está conectado no HDMI 1, HDMI 2, HDMI 3…

A instalação é feita de maneira bastante simples e não requer qualquer conhecimento técnico aprofundado. Basta ligar a conexão de fibra óptica ao One Connect, o cabo de força à tomada e os aparelhos ao hub. Pronto. Como mágica, a “central de conexões” reconhece todos os dispositivos e sem qualquer configuração especial tudo já está à mão do usuário.

A proposta clean é aplicada também ao controle remoto único, que unifica todos os comandos dos diversos aparelhos do lar. Sem as dezenas de botões que costumam equipar os dispositivos tradicionais, o acessório é bem prático e abusa do conceito minimalista.
Para realizar qualquer comando, o usuário conta poucos botões e um círculo direcional, utilizado para navegar para cima, baixo, direita e esquerda pelos menus. Também é possível acionar controle de voz. Durante os testes, o recurso funcionou muito bem, reconhecendo rapidamente o que era dito.

E o conteúdo?
Com a ajuda do processador Quantum, a Q900R reproduz contrastes otimizados, fazendo com que o preto se torne perfeito e as cores bem definidas. Um dificultador, porém, não está necessariamente no televisor, mas, no ecossistema audiovisual, uma vez que a maioria das produtoras de conteúdos ainda não oferecem filmes e séries com este nível de resolução. Serviços como Netflix, Globo Play e Youtube contam com poucos produtos no formato 4K, porém, a oferta da nova resolução é inexistente.

Para realizarmos os testes, a Samsung disponibilizou um pendrive com uma série de cenas filmadas de forma nativa no padrão 8K. Somente assim conseguimos avaliar a TV funcionando a plenos pulmões. Como era de se esperar, o modelo não fez feio. Em cenas que mostram imagens de natureza, closes de animais ou edifícios, a nitidez é tamanha que é possível ver os menores detalhes, perceber as texturas de peles e cenários, além de sentir uma espécie de imersão a medida em que os conteúdos são exibidos.

O brilho e o contraste tornam as imagens próximas da perfeição, fazendo com que a experiência de se assistir um filme de aventura ou jogar um game de ação seja espetacular.

Parte dessa resolução é resultado da tecnologia de pontos quânticos utilizados nas telas QLED, entregando 100% do volume de cor exibida. Isso porque, ao contrário do OLED, os pontos quânticos são inorgânicos, o que significa cores brilhantes e vívidas, além de não sofrer com o efeito burn-in (quando a tela fica manchada por conta de alguma imagem estática, como marcas d´água).

Para compensar qualquer frustração com a falta de conteúdo em 8K, a Samsung disponibiliza a tecnologia de upscalling com inteligência artificial. O recurso permite otimizar as imagens que não são nativas 8K, fazendo com que elas reproduzam as cenas próximas dessa resolução.

Com uma potência de 60W, o sistema de som é honesto e suficiente para atender um ambiente como uma sala mediana. Porém, vale a pena investir em uma soundbar ou home theater para melhorar a experiência de assistir filmes e eventos esportivos em casa.

Um ponto que também foi percebido durante os testes foi o aquecimento do aparelho. É normal as TVs emitirem uma pequena onda de calor quando estão ligadas durante um longo período. Porém, este modelo demostrou um aquecimento um pouco acima da média, que pode ser percebido quando se circule próximo ao móvel em que o dispositivo está posicionado. Caso o ambiente seja grande, provavelmente será algo que não incomode o usuário. Porém, se tratar de uma sala ou quarto com dimensões menores, certamente pode causar algum tipo de estranheza.

Em resumo, a Samsung QLED 8K 900R é um televisor que realmente maravilha quem busca imagens com altíssima resolução e quer impressionar os amigos. O sistema de navegação é muito amigável e fácil de operar, oferecendo atalhos para as principais funções e opções de customização de acordo com a preferência de cada usuário. Um produto premium destinado a clientes muito específicos – mesmo ainda com a falta de opções por conteúdos em 8K, a tecnologia AI Upscalling aumenta as possibilidades –, amantes de tecnologia, fascinados por cinema, games e eventos ao vivo e, claro, que tenham o bolso adequado para o mimo high tech.

 

Samsung QLED 8K 900R
Display: 65 polegadas
Resolução: 7.680 x 4.320
Frequência: 120Hz
HDR: 3000
Áudio: 60W
Conexões: HDMI (4), USB (3), Wi-Fi
Preço: R$ 22.990

Últimas notícias