Cientistas detectam ondas de rádio padronizadas vindas do espaço

Os pesquisadores informaram que os disparos de energia dessa fonte desconhecida realizam um ciclo de exatos 16 dias

Um estudo publicado na edição desta quarta-feira (17/06) da revista científica Nature aponta que há ondas de rádio com padrão regular vindas de algum lugar no espaço até a Terra. Em um trabalho de observação de mais de 500 dias, foi observada a maior atividade do tipo já detectada, com ritmos e padrões repetitivos bem definidos.

Segundo os pesquisadores, os disparos de energia dessa fonte desconhecida realizam um ciclo de exatos 16 dias, com rajadas de ondas de rádio por 4 dias e interrupções por outros 12 antes de recomeçar o processo.

Ao jornal britânico Independent, o professor assistente de física do Instituto Kavli de Astrofísica e Pesquisa Espacial do KIT do MIT, Kiyoshi Masui, afirmou que “este FRB que relatamos é como um relógio”.

“É o padrão mais definitivo que vimos de uma dessas fontes. E é uma grande pista que podemos usar para começar a procurar na física o que está causando esses flashes brilhantes, que ninguém realmente entende”, ressaltou.

Ainda sem a certeza de como essa fonte de energia é gerada, os cientistas especulam o que pode ser, como por exemplo um único objeto, como uma estrela de nêutrons que está girando e balançando no espaço. Isso explicaria o padrão das explosões.

Os pesquisadores também afirmam que elas podem ser o resultado de um sistema binário, como uma estrela de nêutrons orbitando em torno de outra estrela de nêutrons ou buraco negro.