Caminhoneiros fazem carreata contra aumento do ICMS em São Paulo

Para o governo, ato tem caráter político, "incentivado por setores ligados ao bolsonarismo"

atualizado 27/01/2021 13:08

Reprodução/Twitter

São Paulo – Motoristas de caminhões, principalmente do setor de frigoríficos e distribuidores de alimentos, decidiram ir às ruas nesta quarta-feira (27/1) contra o aumento do ICMS em São Paulo. Eles iniciaram uma carreata em frente ao Estádio Municipal do Pacaembu com destino ao Palácio dos Bandeirantes, sede do governo.

0

Para o governo, o ato desta quarta tem caráter político, “incentivado por setores ligados ao bolsonarismo que buscam não o diálogo, mas o desgaste do governo paulista”. Participa do evento o senador Major Olimpio (PSL-SP), adversário político de Doria.

Em nota, a Secretaria Estadual de Fazenda afirma que em São Paulo os frigoríficos já contam com o benefício de redução da base de cálculo, “que faz com que o setor pague imposto muito menor que a alíquota padrão, de 18%”.

“A carga tributária é de 11,2% nas vendas para consumidor final e 7% nas demais vendas dentro do estado, como para açougues e supermercados, por exemplo.”

Imagens do protesto circularam nas redes sociais. Veja:

 

Ainda segundo o órgão, “foi criada uma força-tarefa das secretarias da Fazenda; Projetos, Orçamento e Gestão; Desenvolvimento Econômico; e Agricultura, que está dedicada para aplicar a determinação do governador para revogar as mudanças no ICMS de insumos agropecuários para a produção de alimentos e de medicamentos genéricos”.

“Foram feitas as alterações necessárias para acomodar as mudanças nas medidas de redução de benefícios fiscais”, completa.

No fim do ano passado, a Assembleia Legislativa aprovou um projeto do governo estadual que reduz a isenção do imposto para determinados produtos. A justificativa para a medida foi a queda na arrecadação por causa da pandemia de coronavírus.

Após críticas, o governo recuou no ajuste feito para produtos da cesta básica de alimentos e de remédios, insumos agropecuários usados na produção de alimentos e para medicamentos genéricos.

0

 

Últimas notícias