metropoles.com

Câmara convida Queiroga a explicar papel de filho em liberação de verba

O médico Antônio Cristóvão Neto, filho do ministro, é acusado de atuar informalmente na liberação de recursos do Ministério da Saúde

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
ministro saude Marcelo Queiroga durante evento Telesaúde
1 de 1 ministro saude Marcelo Queiroga durante evento Telesaúde - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

A Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (28/6), um convite ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, para prestar esclarecimentos sobre a atuação de seu filho em eventos do Ministério da Saúde.

O médico Antônio Cristóvão Neto, conhecido como Queiroguinha, é pré-candidato a deputado federal pela Paraíba. Ele é acusado de atuar informalmente na liberação de recursos do Ministério da Saúde e do Fundo Nacional de Saúde. O caso foi revelado pelo jornal O Globo.

Reportagem publicada pelo veículo aponta que o filho do ministro estaria percorrendo municípios do interior da Paraíba com a promessa de liberação de recursos para aquisição aos municípios de aparelhos de raios-x e ambulância, em uma tentativa de angariar apoio pela sua condução à disputa por uma cadeira da Câmara dos Deputados, nas eleições deste ano.

“Ao que se verifica, mesmo não investido em cargo público, o filho do Ministro da Saúde vem exercendo atribuições que legalmente são acometidas a servidores públicos, assumindo papel relevante no Ministério da Saúde, no que diz respeito às escolhas políticas para a destinação de recursos públicos, orientando decisões administrativas e interferindo diretamente na gestão do interesse público”, consta no requerimento, apresentado pelo deputado Bira do Pindaré (PSB – MA).

No documento, o parlamentar comparou a atuação de Queiroguinha ao modus operandi do esquema de corrupção investigado no Ministério da Educação.

“Com modus operandi semelhante ao caso do pastores do MEC, os fatos ora narrados revelam o patrimonialismo ainda presente nas práticas administrativas do governo federal”, pontuou o deputado.

Leia o requerimento na íntegra:

Tramitacao REQ 67 2022 CTASP by Rebeca Borges on Scribd

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?