metropoles.com

Brasil bate recorde de mortes anuais, com mais de 1,3 milhão de registros

O número de mortes até novembro deste ano ainda está sujeito a correção, já que os cartórios ainda podem incluir mais dados no sistema

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/Agência Brasil
caixão morte coronavirus covid-19
1 de 1 caixão morte coronavirus covid-19 - Foto: Divulgação/Agência Brasil
Faltando pouco mais de duas semanas para o fim do ano, o número de mortes no Brasil em 2020 será recorde. Impulsionado pelo óbitos causados pela Covid-19, os números até novembro chegaram a casa de 1.314.097 registro. O valor superou o do ano passado, quando foram computados 1.256.141 óbitos pelo Ministério da Saúde – também o maior valor já contabilizado até então.
O valor recorde foi disponibilizado pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais Brasil (Arpen Brasil), com inclusão de todos os tipos de morte, como por doenças, acidentes e assassinatos. As informações são do Uol.
0
O número de mortes até novembro deste ano ainda está sujeito a correção, já que os cartórios ainda podem incluir mais dados no sistema. O mês com mais mortes este ano —e também recorde para óbitos em apenas um mês— foi julho, quando foram 138.943 óbitos foram registrados.
O recorde até então em um único mês era de julho de 2018, quando foram 119.675 mortes. A Covid-19 é a principal causa de morte dos brasileiros este ano. Entre março e novembro foram 167 mil declarações de óbito da doença causada pelo novo coronavírus.

Registros diferentes

O número de mortes apontado pelos cartórios é um pouco menor que o do Ministério da Saúde, que até novembro computava 173 mil óbitos por Covid-19. Isso pode ser explicado porque muitas das mortes relacionadas ao novo coronavírus só têm confirmação da doença dias após o falecimento e, consequentemente, após a emissão do registro de óbito.
O número de mortes por uma única doença em um ano, causado pela Covid-19, é inédito no país. O grupo das doenças isquêmicas do coração tinha sido, até então, líder entre as macrocausas de morte, com 116 mil óbitos em 2019. Para a epidemiologista e pesquisadora Ana Brito, que integra.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?