metropoles.com

Bomba lançada contra Consulado da China era artesanal, diz polícia do Rio

Local foi alvo de ataque na quinta-feira (16/9). Polícia tenta identificar homem que atirou explosivo e saiu correndo

atualizado

Compartilhar notícia

Vídeo/Reprodução
Consulado
1 de 1 Consulado - Foto: Vídeo/Reprodução

O artefato explosivo lançado contra o Consulado da China, em Botafogo, na zona sul do Rio de Janeiro, era artesanal. A informação foi divulgada pela Polícia Civil do estado nesta segunda-feira (20/9).

A conclusão foi apontada a partir de laudos do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE) e do Esquadrão Antibomba, embora as análises ainda estejam em andamento.

O episódio ocorreu na noite da quinta-feira passada (16/9) e foi registrado por câmeras de segurança. Nas imagens, é possível ver um homem com roupas e boné pretos se aproximar do local, na Rua Muniz Barreto, mexer no objeto e jogá-lo contra a construção. Em seguida, ele corre.

A Polícia Civil informou que as investigações continuam na 10ª DP (Botafogo) para identificar o autor do crime. O Consulado-Geral da China pediu uma “investigação minuciosa” do ataque e a “punição do culpado nos termos da lei […] para evitar que incidentes similares voltem a ocorrer”.

“O desenvolvimento sem sobressalto das relações sino-brasileiras corresponde aos interesses essenciais dos dois países. Não terá sucesso qualquer conspiração de pouquíssimas pessoas em destruir a amizade China-Brasil. Esperamos e temos a convicção de que o governo brasileiro tomará medidas concretas para proteger esta missão consular e seu pessoal, como prevê a Convenção de Viena sobre Relações Consulares, garantindo a segurança e a integridade das instalações e de seu pessoal”, completou.

Por meio de uma nota de repúdio, o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) também repudiou o crime e, juntamente com outras entidades, classificou o caso como “agressão ao Estado chinês”, em meio aos recentes ataques e ameaças xenofóbicas ao país asiático em razão da pandemia da Covid-19.

“Tais condutas são inadmissíveis e podem macular as relações diplomáticas entre o Brasil e a China, cuja parceria mostra-se profícua e extremamente importante para o desenvolvimento de ambos os países e para o estreitamento de laços respeitosos de amizade que ultrapassam os contextos culturais e econômicos”, diz trecho da nota.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?