metropoles.com

Biblioteca Nacional: servidores repudiam medalha a Daniel Silveira

Associação afirma em nota que recebeu “com espanto” a notícia de que a honraria seria entregue ao parlamentar

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
O deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ), sentado num sofá na penumbra, olha de perfil para frente - Metrópoles
1 de 1 O deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ), sentado num sofá na penumbra, olha de perfil para frente - Metrópoles - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Rio de Janeiro – A Associação dos Servidores da Biblioteca Nacional (ASBN) publicou uma nota na sexta-feira (1º/7) em repúdio à entrega da Medalha da Ordem do Mérito ao Livro ao deputado federal Daniel Silveira.

No documento, a associação afirmou que recebeu “com espanto” a notícia de que a honraria, concedida pela Biblioteca Nacional para personalidades que contribuem com a literatura, seria dada ao parlamentar.

A ASBN classificou Silveira como um “político completamente desvinculado da causa do livro, da leitura e da cultura, e infame por seus seguidos ataques às instituições democráticas”.

Além disso, os servidores protestaram que só ficaram sabendo da entrega por meio da imprensa e que até o momento da publicação da nota, a lista completa dos homenageados não havia sido divulgada.

“Não é de se surpreender que tal homenagem tenha sido mantida em segredo, impedindo inclusive que seus servidores manifestassem seu desacordo.”

A nota ainda afirma que instituição passa por um momento de desvalorização dos servidores, que estão sobrecarregados em meio à falta de concurso e aposentadorias, e com salários defasados.

A cerimônia de entrega das medalhas ocorreu na sexta-feira (1°/7). Na ocasião, a Biblioteca Nacional permaneceu fechada, ato que segundo os servidores, é ilegal.

“Além disso, a justificativa anunciada no site da Biblioteca Nacional para o fechamento da sede no dia de hoje e de ontem é descabida, uma vez que um evento não é ‘motivo de força maior’. Isso se constitui, na verdade, em omissão de informação ao público, o que é vedado por lei”.

Confira a nota completa:

Protestos

Ainda na sexta, o escritor, poeta e tradutor Marco Lucchesi e o professor emérito da UFRJ Antonio Carlos Secchin, imortais da Academia Brasileira de Letras, recusaram a medalha da Ordem do Mérito do Livro após a notícia de que Silveira também receberia a homenagem.

“Se eu aceitasse a medalha seria referendar Bolsonaro, que disse preferir um clube ou estande de tiro a uma biblioteca”, afirmou Lucchesi.

Ao blog do jornalista Ancelmo Gois, no Globo, Secchin justificou a recusa dizendo que a cerimônia “se constituirá na celebração de uma única diretriz política, agraciando pessoas sem relação com livros, biblioteca e cultura”.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?