metropoles.com

Barroso suspende decisão de juiz que mandou apagar tuíte de jornalista

Leonardo Attuch se manifestou sobre os gestos com teor supremacista do assessor para assuntos internacionais da Presidência, Filipe Martins

atualizado

Compartilhar notícia

Carlos Moura/SCO/STF
roberto barroso
1 de 1 roberto barroso - Foto: Carlos Moura/SCO/STF

Nesta terça-feira (26), o ministro Luís Roberto Barroso, do STF, suspendeu decisão do juiz que mandou apagar conteúdo postado no Twitter pelo jornalista Leonardo Attuch.

O magistrado de Cotia (SP) entendeu que ao tuitar “Judeus querem punição ao nazista” e “Já prenderam o nazistinha?”, Attuch se referiu a Filipe Martins, assessor de assuntos internacionais da Presidência. A decisão pedia a “remoção parcial” do conteúdo.

Ao recorrer, o jornalista alegou “inegável ato de censura”. Barroso concedeu a liminar e explicitou que a liberdade de imprensa precisa ser protegida nas redes sociais.

As exceções são apenas em casos de terrorismo, pedofilia, incitação ao crime e à violência, ameaças e ataques às instituições democráticas, discursos de ódio e anticientificismo que coloque em risco a vida e à saúde das pessoas.

Na decisão, o ministro do STF destaca que o fato foi amplamente noticiado pela imprensa e que o conteúdo postado pelo jornalista não citava Martins diretamente. Pontua ainda que a ação foi movida pelo assessor apenas três meses depois da publicação dos tuítes.

“Considerando a rapidez com que as informações se disseminam pela internet, a ordem de retirada do material considerado ofensivo, no momento em que requerida, teria eficácia reduzida para impedir a propagação das ideias retratadas”, diz Barroso.

Veja decisão:

Decisão Barroso Attuch Martins by Mariah Aquino on Scribd

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?