metropoles.com

BA: vingança e mistério envolvem morte de jovem cigana de 14 anos

Segundo a família, adolescente foi morta pelo marido, da mesma idade, a mando do pai dele, por vingança. Justiça pediu apreensão do rapaz

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Fantástico
imagem colorida adolescente cigana morta na bahia
1 de 1 imagem colorida adolescente cigana morta na bahia - Foto: Reprodução/Fantástico

Um mistério ronda a morte da adolescente Hyara Flor Santos Alves, 14 anos, vítima de um tiro. O caso ocorreu dentro da casa em que a jovem morava, em Guaratinga, em uma comunidade cigana, no extremo sul da Bahia. A família da garota acredita que o crime tenha sido cometido pelo marido de Hyara, da mesma idade, motivado por vingança.

A adolescente foi morta em 6 de julho deste ano. Laudo da perícia aponta que o tiro responsável por matar a jovem foi disparado a, no máximo, 25 centímetros de distância. A bala entrou no pescoço e ficou alojada na vértebra cervical da vítima.

Imagens obtidas com exclusividade pelo Fantástico, da TV Globo, mostram a movimentação na porta da casa onde o crime ocorreu, e até o momento em que Hyara Flor foi levada ao hospital. Ela, no entanto, não resistiu.

0

Tiro fatal

De acordo com a Polícia Civil da Bahia, ainda não se sabe se o tiro que matou Hyara foi intencional ou acidental, mas a corporação pediu à Justiça a apreensão do marido da jovem, já que ele também é menor de 18 anos.

Pelas imagens, é possível ver que uma criança, identificada como um dos irmãos do marido de Hyara, de 9 anos, sai pelo portão e parece chamar pelo pai, que está conversando na rua. O pai e um tio do adolescente entram correndo na residência. Cerca de três minutos depois, a caminhonete de um vizinho entra na garagem e, após dois minutos, leva Hyara para o hospital. A jovem morreu em seguida.

O tio prestou depoimento e afirmou ter visto o rapaz com a arma na mão. De acordo com o delegado que investiga o caso, Robson Andrade, o homem é a única pessoa que diz ter visto o marido da vítima segurando o armamento, que não tem registro. A arma foi encontrada dentro da casa e também não se sabe a quem ela pertencia.

Vingança

Hyara e o adolescente se casaram em 20 de maio, com a autorização das famílias, que seguem a tradição cigana. Após o matrimônio, eles se mudaram para uma casa ao lado da residência dos pais do rapaz, local do crime.

A família da vítima acredita que Hyara tenha sido morta pelo marido, a mando do pai dele, motivado por vingança. A causa seria um suposto relacionamento extraconjugal entre a mãe do jovem e um tio de Hyara. A defesa da família da adolescente diz que ela foi vítima de feminicídio.

O pai de Hyara, Hiago Alves da Silva, acredita que o crime tenha sido premeditado. “Por que um rapaz de 14 anos teria uma arma daquele poder dentro de casa, para quê?”, questionou.

Desaparecidos

Também pelas imagens é possível ver quando o adolescente entra em um veículo com a mãe, o pai e os irmãos. Segundo a polícia, eles fugiram. O veículo foi rastreado e descobriu-se que eles evitaram trafegar por rodovias movimentadas e seguiram por pequenas cidades da Bahia e do Espírito Santo, até a capital Vitória, onde tentaram ficar na casa de parentes.

Conforme a apuração, a família ainda passou por uma colônia de ciganos em Cariacica, na Grande Vitória, e, depois, desapareceu.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?