metropoles.com

Avião para buscar brasileiros chega a Wuhan às 13h30 desta sexta

O retorno está previsto para a madrugada deste sábado. Serão 34 brasileiros alocados em dois voos da FAB

atualizado

Compartilhar notícia

Daniel Ferreira/Metrópoles
Base aérea de Brasília – Brasília – DF 29/11/2016
1 de 1 Base aérea de Brasília – Brasília – DF 29/11/2016 - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

Os aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) para buscar os brasileiros que estão no epicentro da epidemia de coronavírus na China chegarão à cidade de Wuhan às 13h30 (horário de Brasília), ou seja, 0h30 da China. A previsão é de que os voos trazendo de volta os brasileiros cheguem à Base Aérea de Anápolis, onde ocorrerá o período de quarentena, à meia noite de domingo.

A entrada no espaço aéreo do Brasil deve ocorrer às 17h30 do sábado (08/02/2020). Neste momento está programada uma mensagem de boas vindas do presidente Jair Bolsonaro a ser veiculada nos voos.

O governo brasileiro trará ao país 34 brasileiros. No grupo estão ainda três diplomatas parentes de brasileiros. Ainda estarão no voo, médicos da Força Aérea e do Ministério da Saúde, além da tripulação e dois jornalistas. Somados, 58 pessoas estarão nos voos de volta.

O Brasil também retirará da China 4 poloneses, uma chinesa e uma indiana que vão desembarcar na escala que os aviões farão em Varsóvia, na Polônia. Os voos também farão outra parada em Las Palmas, na Espanha e outra em Fortaleza (CE), antes de chegar a Anápolis.

Vigência do plano
ODiário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (07/02/2020) trouxe a publicação da lei com as medidas para enfrentamento do coronavírus. O texto regula as ações dos governos federal, estaduais e municipais para prevenção de casos.

Agora, um decreto do Ministério da Saúde vai regular o tempo de duração das medidas. O documento, contudo, ainda não foi publicado. A única ressalva do governo brasileiro é o prazo que deverá obedecer recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

“As medidas estabelecidas nesta lei objetivam a proteção da coletividade. Ato do ministro de Estado da Saúde disporá sobre a duração da situação de emergência de saúde pública”, destaca trecho da lei.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?