metropoles.com

Aprovação do governo Bolsonaro cai e chega a 32%, diz CNI

CNI/Ibope ouviu 2 mil pessoas. Para 47% dos entrevistados, a gestão do chefe do Executivo é melhor do que a do ex-presidente Michel Temer

atualizado

Compartilhar notícia

Daniel Ferreira/Metrópoles
Jair Bolsonaro
1 de 1 Jair Bolsonaro - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

A avaliação ruim ou péssima do governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL) aumentou cinco pontos percentuais nos últimos dois meses. É o que revela pesquisa encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), produzida pelo Ibope, divulgada nesta quinta-feira (27/06/2019). Os números desta rodada mostram que 32% da população desaprovam a gestão do titular do Palácio do Planalto. Em abril, eram 27%.

Em um movimento paralelo, a aprovação de Bolsonaro caiu e chegou a 32%. Na pesquisa divulgada há dois meses, o presidente era avaliado positivamente por 35% dos entrevistados. O recuo representa uma queda de três pontos percentuais.

Curiosamente, o porcentual de brasileiros que considera o governo regular foi exatamente o mesmo nos dois quesitos anteriores: 32%. Esse número significa alta de um ponto porcentual desde o último levantamento.

Se a comparação remontar à primeira pesquisa CNI/Ibope deste ano, feita em janeiro, Bolsonaro sofreu queda de 17 pontos percentuais na sua aprovação, passando de 49%, em janeiro, para os 32% registrados agora.

 

 

Comparação
Para 47% da população, o governo de Bolsonaro é melhor do que o do ex-presidente Michel Temer (MDB). Na mesma tendência, 46% concordam com a maneira de o militar comandar o país. Na contramão, 48% desaprovam.

A pesquisa divulgada nesta quinta-feira também questionou os entrevistados sobre a credibilidade do mandatário da República. Ao todo, 51% da população afirmaram não confiar em Bolsonaro, enquanto 46% disseram confiar.

A CNI explicou a queda na popularidade do presidente. “Ela é maior entre mulheres, pessoas com até a 4ª série da educação fundamental, cidadãos com menor renda e os residentes nas regiões Norte/Centro-Oeste e Nordeste. A Região Sul se consolida como a de maior popularidade (52%)”, destaca a entidade.

Bolsonaro está em viagem ao Japão, onde participa da reunião da cúpula do G20, que congrega as maiores economias do mundo. O presidente deixou o país na última terça-feira (25/06/2019) e regressa no próximo fim de semana.

Avaliação por área
Das políticas conduzidas pelo atual governo, as que registraram a maior aprovação entre os consultados foram: taxa de juros (59%); impostos (61%); saúde (56%); combate ao desemprego (54%); e educação (54%). Na sequência, aparecem: segurança pública (54%); meio ambiente (46%); combate à inflação (45%); e combate à fome e à pobreza (43%).

A pesquisa foi encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). De acordo com a entidade, o levantamento foi feito entre os dias 20 e 23 de junho e ouviu 2 mil pessoas em 126 municípios.

O nível de confiança da pesquisa é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem a realidade, considerando a margem de erro, que é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?