metropoles.com

Anvisa contraria Saúde e recomenda dose de reforço da mesma vacina

Governo orientou que a vacina da Pfizer seja usada para doses de reforço em todos os casos, mesmo que pessoa tenha recebido outro imunizante

atualizado

Compartilhar notícia

Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles
Vacina contra a Covid-19
1 de 1 Vacina contra a Covid-19 - Foto: Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou a aplicação da dose de reforço com vacinação homóloga, isto é, com os mesmos imunizantes das duas doses iniciais. A orientação foi anunciada nesta quarta-feira (24/11), em reunião da diretoria colegiada do órgão.

A decisão contraria diretrizes do Ministério da Saúde. Segundo a pasta federal, a aplicação da dose de reforço deve ser feita com o imunizante da Pfizer, em todos os casos. Ou seja, mesmo que a pessoa tenha recebido a vacina da AstraZeneca ou da Janssen.

A Anvisa também anunciou a inclusão da indicação da dose de reforço da vacina da Pfizer na bula do imunizante. A terceira dose deve ser administrada para pessoas com 18 anos ou mais, com intervalo mínimo de seis meses após o recebimento da segunda dose.

Pedidos semelhantes foram apresentados à agência pela AstraZeneca e pela Janssen, mas ainda estão em análise.

A agência sanitária recomendou a vacinação heteróloga apenas para quem tomou Coronavac. No caso de quem se imunizou com AstraZeneca ou Janssen, a fórmula da Pfizer pode ser aplicada como reforço se necessário, mas a preferência é pela dose extra com o mesmo imunizante.

“Recomenda-se preferencialmente, vacina heteróloga da tecnologia mRNA aprovada pela Anvisa, para o esquema da vacinação de reforço referente ao esquema primário da vacina Coronavac”, pontuou a diretora Meiruze Sousa Freitas.

“Até que a Anvisa decida os dois protocolos já submetidos à Agência para a inclusão da dose de reforço na bula da vacina da Janssen e da vacina da Astrazeneca/Fiocruz, recomenda-se, preferencialmente, as vacinas conforme o esquema homólogo proposto pelos desenvolvedores para os esquemas da vacinação de reforço referentes ao esquema primário das vacinas da Astrazeneca/Fiocruz e Janssen”, declarou Meiruze em seu voto.

Na última semana, o Ministério da Saúde anunciou a disponibilização da dose de reforço para os maiores de 18 anos. Na ocasião, a agência afirmou não ter sido consultada previamente pelo governo federal sobre a decisão.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?