metropoles.com

Amapá enfrenta mais um apagão, o 5º em menos de um ano

Esse é o 5º apagão total registrado no estado desde novembro de 2020, quando o estado ficou quatro dias no escuro

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metróples
falta de energia em amapá dificulta a rotina dos moradores do estado1
1 de 1 falta de energia em amapá dificulta a rotina dos moradores do estado1 - Foto: Hugo Barreto/Metróples

Cidades do Amapá enfrentaram um novo apagão na tarde desta quarta-feira (16/6), o quinto registrado no estado em 7 meses. Ainda não há detalhes sobre quais cidades foram afetadas pela falta de energia.

Em publicação no Twitter, a Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) declarou que a falta de energia “foi provocada pela saída da Linha de Transmissão de 230 KV entre Jurupari e Laranjal do Jari”.

De acordo com a publicação, o Operador Nacional do Sistema (ONS) já foi acionado e aguarda “recuperação deste trecho para recompor os sistemas de distribuição”. Ao Metrópoles, o ONS alegou que está apurando o ocorrido.

“O ONS reitera que, assim que identificou o problema, atuou prontamente para iniciar a recomposição do sistema e para que o completo fornecimento de energia fosse restabelecido o mais rápido possível. O ONS avaliará as causas da ocorrência junto aos agentes envolvidos e, posteriormente, fará um Relatório de Análise da Perturbação (RAP)”, disse, em nota.

Em nota, a Linhas de Macapá Transmissora de Energia (LMTE) informou “que a falha foi devido a uma oscilação de potência na geração e não nas instalações da LMTE que permaneceram 100% disponíveis”.

O Metrópoles solicitou posicionamento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) sobre o ocorrido, mas não obteve retorno até o fechamento do texto. O espaço segue aberto para atualizações.

Mais um apagão

Esse é o 5º apagão total registrado no estado desde novembro de 2020, quando o estado ficou quatro dias no escuro e quase 20 dias com o fornecimento precário do produto.

O primeiro apagão aconteceu em 3 de novembro, e deixou 13 das 16 cidades amapaenses sem energia durante 4 dias e com fornecimento parcial durante 22 dias.

0

Na época, a falta de energia aconteceu após um incêndio na principal subestação do estado, a Subestação Macapá.

Já em 17 de novembro, um novo apagão foi registrado, desta vez com duração de 5 horas. Cerca de dois meses depois, em 13 de janeiro, o Amapá enfrentou um novo blecaute total, que também durou cerca de 5 horas. Em 8 de abril, houve um novo registro, em que 15 cidades foram afetadas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?