Itamaraty volta ao normal depois da gestão desastrosa de Ernesto

Sai a nomeação para Secretário-Geral do experiente e respeitado embaixador Fernando Simas Magalhães

atualizado 03/06/2021 6:03

Ministro Ernesto Araújo em seu gabinete no Itamaraty após pedir demissão ao presidente Jair Bolsonaro 2 Arthur Menescal/Especial Metrópoles

O Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) tem novo Secretário-Geral. Foi publicado no Diário Oficial o ato de nomeação para o cargo do embaixador Fernando Simas Magalhães, atual representante permanente do Brasil na Organização dos Estados Americanos (OEA), em Washington.

Magalhães é um diplomata experiente e respeitado por seus pares. Serviu aos governos Dilma Rousseff e Michel Temer em postos importantes, aqui e no exterior. Sua escolha é um sinal de que foi enterrada a ruptura hierárquica ali promovida pelo ex-ministro Ernesto Araújo, que cedeu lugar ao ministro Carlos França.

Uma vez demitido, Araújo tirou uma licença prêmio de três meses e poderá, se quiser, emendar com outra de igual tamanho. Ele vaga por Brasília a fazer contatos para ser candidato a deputado federal nas eleições do ano que vem – ou pelo Distrito Federal ou pelo Rio. Sua passagem pelo ministério foi desastrosa.

Últimas do Blog