metropoles.com

É a economia, estúpido!

Tudo conspira para que Bolsonaro continue rolando ladeira a baixo

atualizado

Compartilhar notícia

Vinícius Schmidt/Metrópoles
gasolina puxa alta da inflação e goiânia lidera variação no brasil
1 de 1 gasolina puxa alta da inflação e goiânia lidera variação no brasil - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Imaginava o governo que com o avanço da vacinação em massa contra a Covid-19 ele começaria a recuperar a popularidade que perdera. Não é o que registrou a primeira das muitas pesquisas de opinião que serão divulgadas nos próximos dias.

O Instituto Quaest ouviu 2 mil brasileiros, face a face, em 27 estados entre os últimos dias 26 e 28. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. A avaliação negativa do governo saltou de 44% para 48%.

Saúde/pandemia era o principal problema do país em junho para 41% dos entrevistados. Caiu para 36% em julho e agora 28%. No mesmo período, a economia como principal problema passou de 10% para 13% e, agora, 21%.

Pensando na economia do país como um todo, você diria que no último ano ela melhorou ou piorou? – perguntou a Quaest. O percentual dos que responderam que ela piorou aumentou de 62% em julho último para 68%.

E quanto aos próximos 12 meses? O percentual dos que acham que a situação da economia vai piorar subiu de 25% para 32%. O governo ainda não tem dinheiro para prorrogar o pagamento do auxílio emergencial. O racionamento de luz está próximo.

Só um golpe de sorte impedirá que Bolsonaro continue ladeira a baixo.

Compartilhar notícia