metropoles.com

Câmara avança para reduzir a pó a Lei da Ficha Limpa

Arthur Lira (PP-AL) promete, Arthur Lira cumpre

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
Greenpeace_Arthur Lira
1 de 1 Greenpeace_Arthur Lira - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

À caça de votos para se eleger presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), um dos líderes do Centrão, prometeu que se vencesse daria um jeito de desidratar a Lei da Ficha Limpa aprovada pelo Congresso em maio de 2010 e sancionada um mês depois pelo então presidente da República, Lula da Silva.

Venceu por uma larga margem de votos, mas não só por isso, é claro. E agora trata de cumprir a promessa. O projeto de novo Código Eleitoral deverá ser votado na próxima quinta-feira, e ele amputa da Lei da Ficha Limpa dois pontos que sempre causaram profundo desconforto aos políticos devotos da impunidade.

Diz a lei que se torna inelegível por oito anos o político que renunciar ao mandato para não ser cassado. Antes da lei isso era possível e muitos políticos renunciaram e foram candidatos nas eleições seguintes. Com a lei, a partir do momento em que o Conselho de Ética recomendasse a cassação, a renúncia já não adiantaria.

Esse trecho da lei simplesmente foi suprimido do novo Código Eleitoral sob a justificativa de que “a renúncia é ato que obedece ao juízo de conveniência do político, de foro íntimo, e não pode servir de critério objetivo para declaração de inelegibilidade”, segundo a deputada Margarete Coelho (PP-PI), relatora da proposta.

O outro ponto da Lei da Ficha Limpa a ser alterado: hoje, o prazo de inelegibilidade de 8 anos no caso de político condenado pela segunda instância da Justiça só começa a ser contado depois do cumprimento da pena. Com o novo Código Eleitoral, começará a ser contado a partir da data da condenação.

Outro dia, o presidente Jair Bolsonaro disse que acabou com a Lava Jato porque não há mais corrupção no governo. Sim, ele teve o desplante de dizer isso. Por que a Câmara não pode achar que a Lei da Ficha Limpa é excessivamente rigorosa e que chegou a hora de suavizá-la?

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?