metropoles.com

Bolsonaro pode ganhar no TCU mais um ministro para chamar de seu

Conspiração mineira, abençoada por Kassab e Aécio Neves, deverá levar o senador Antonio Anastasia (PSD-MG) a renunciar ao mandato

atualizado

Compartilhar notícia

Felipe Menezes/Metrópoles
Sede do TCU
1 de 1 Sede do TCU - Foto: Felipe Menezes/Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro já convidou Raimundo Carreiro, ministro do Tribunal de Contas da União, para ser embaixador do Brasil em Portugal, e ele aceitou. Carreiro deverá ser substituído no tribunal pelo atual senador Antonio Anastasia (PSD-MG), cujo mandato termina ano que vem.

Política partidária é coisa que não interessa mais a Anastasia. Ele já governou seu estado por quatro anos, tendo sido antes vice de Aécio Neves (PSDB), que era o governador. Carreiro está a dois anos de se aposentar do tribunal. Foi posto lá por indicação do MDB e com o apoio, entre outros, do ex-presidente José Sarney.

Bolsonaro quer outro ministro do tribunal para chamar de seu. Já tem um: Jorge Oliveira, policial militar da reserva, assessor jurídico de Bolsonaro quando ele era deputado federal, e chefe de gabinete do deputado Eduardo Bolsonaro. Foi ministro da Secretaria-Geral da Presidência até outubro do ano passado.

O acerto para que Carreiro se aposente antes do tempo, e Anastasia o suceda, começou a ser feito em janeiro último, numa reunião em Belo Horizonte que atraiu, além dele mesmo, Rodrigo Pacheco (DEM), presidente do Senado, Alexandre Kalil (PSD), prefeito de Belo Horizonte, e Gilberto Kassab, presidente do PSD.

Naquela ocasião, Pacheco comprometeu-se a não concorrer ao governo de Minas em 2022, dando passagem a Kalil, que seria o candidato do partido. Anastasia disse que desejava ser ministro do tribunal. E Kassab abençoou o acordo ali firmado. Desde então trabalha para que Pacheco dispute a presidência da República.

Aécio, que é próximo a Bolsonaro, embora negue, prestou-lhe conta da trama e garantiu que, uma vez ministro, Anastasia será um amigo com quem ele, Bolsonaro, poderá contar no tribunal. Bolsonaro comprou a ideia. Anastasia espera que Bolsonaro formalize o apoio ao seu nome para renunciar ao mandato.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?