metropoles.com

Por apoio no Congresso, Lula segura ministro do União Brasil no cargo

Partido de Juscelino Filho só tem criado problemas ao presidente

atualizado

Compartilhar notícia

Breno Esaki/Especial Metrópoles
Presidente Lula e Juscelino Filho, ministro das comunicações e o presidente Lula
1 de 1 Presidente Lula e Juscelino Filho, ministro das comunicações e o presidente Lula - Foto: Breno Esaki/Especial Metrópoles

A situação do ministro das Comunicações, Juscelino Filho, no governo é muito delicada. O PT, que já não o queria no cargo, faz gestões junto a Lula para exonerá-lo após a sequência escala de notícias ruins que o cerca. Principalmente o uso de avião da FAB para participar de leilão de cavalo.

Lula “engoliu” a indicação de Juscelino nesse importante ministério. Foi conhecê-lo no dia de sua apresentação, ainda na transição, no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB).

O presidente não faz questão nenhuma de sua permanência na Esplanada dos Ministérios, mas não é o que orienta o jogo político. Lula está construindo sua base no Congresso. Juscelino é um deputado federal eleito pelo União Brasil, do Maranhão.

O União tem dado trabalho ao governo, mesmo com três ministros na equipe do presidente. Juscelino é muito próximo do líder de seu partido na Câmara, Elmar Nascimento (BA), longe de ser alguém que morre de amores pelo Palácio, apesar de ter desejado ser nomeado ministro, apesar de atacar duramente Lula na campanha eleitoral.

A saída de Juscelino nesse momento, entende o governo, seria ampliar a resistência do União ao governo, ainda que o ministro só cairia por seus próprios erros e tropeços. Elmar tem falado com frequência com Juscelino e o orienta a permanecer no cargo.

Compartilhar notícia