Ônibus de militares da FAB circulam com número de campanha de Bolsonaro

Veículos que transportam servidores do Comando da Aeronáutica, incluídos oficiais, exibem programa que leva o 22 no título

Fim do expediente nos prédios anexos do Comando da Aeronáutica, ontem, às 17h, e dezenas de servidores militares, entre os quais oficiais,  e civis formam uma imensa fila em frente ao prédio.

Aos poucos, chegam vários ônibus pintados nas cores em tom azul, da Aeronáutica, e estacionam em frente aos servidores, que, entram nos veículos e seguem seus destinos, como Guará, Ceilândia, Cruzeiro e Gama, localidades do Distrito Federal. E tem um ônibus também com a inscrição “Oficiais – Asa Sul”.

Na parte traseira desses ônibus chama a atenção da exibição do número 22, o mesmo da campanha eleitoral de Jair Bolsonaro. É o número do PL.

Esse painel, que toma todo o vidro traseiro do veículo, cita do “Dimensão 22”. Ao lado, há outra citação ao numeral: “a FAB presente em 22 milhões de km2”. É uma referência à missão da Força Aérea Brasileira de manter a soberania do espaço aéreo e integrar o território nacional.

O Blog do Noblat acompanhou essa movimentação ontem e contabilizou pelo menos seis ônibus com essa inscrição.

Para se chegar a esse 22 milhões, os militares totalizaram: 8,5 milhões de km2 do território; 3,5 milhões de km2 da Zona Econômica Exclusiva e 9,9 milhões de km2 de “acordos internacionais”. Foi a conta feita para chegar aos 22.

Para quem olha, difícil não associar o 22 ao número de Bolsonaro. O Dimensão 22 foi criado em 2018.

O blog procurou o Comando da Aeronáutica e fez os seguintes questionamentos: “mesmo sendo uma referência ao Dimensão 22 não entendem ser uma indução ao eleitor? Um tipo de propaganda, direta ou indireta? Desde quando esses veículos circulam com esse anúncio do programa? Em quantas unidades (ônibus) e localidades do país (cidades) há anexada essa peça na parte de trás dos veículos?”.

O questionamento do blog ao comando ocorreu na quinta-feira passada, mas não houve resposta até ontem.

Sair da versão mobile