Foi noticiado que, no jantar anteontem com Arthur Lira (PP-AL), Lula ouviu queixas do presidente da Câmara sobre atuação de Gleisi Hoffmann nas redes sociais. A presidente do PT vinha utilizando suas redes sociais para atacar aliados do Centrão que estão no governo, caso do ministro Juscelino Filho (Comunicações), e até mesmo Fernando Haddad (Fazenda).
Mas a conversa não ficou só nisso. Teve “reciprocidade” do presidente da República e de seus ministros a Lira. Os governistas se queixaram da atuação do líder do União Brasil, Elmar Nascimento (BA), a quem se atribui o “climão” criado entre o Palácio do Planalto e a legenda.
Lira é muito ligado a Elmar. O deputado baiano liderou a debandada do então Democratas da candidatura de Rodrigo Maia, da legenda, na disputa para a presidência da Câmara, e aderiu ao alagoano.
Elmar, entende o governo, não tem interesse no avanço das propostas enviadas pelo Executivo e, na reunião da sua bancada esta semana, conduziu o partido para a chamada “neutralidade”, mesmo depois de ter sido atendido na manutenção de Juscelino, seu amigo, no ministério.
Lira ouviu a queixa sobre Elmar, mas não fez maiores comentários.