Blog com notícias, comentários, charges e enquetes sobre o que acontece na política brasileira. Por Ricardo Noblat e equipe

19 anos Blog do Noblat

“Genialidade” de Lula compromete ação do governo para conter oposição

Fala do presidente sobre Moro desagradou ao pessoal do próprio Executivo, que precisa do Congresso para aprovar suas matérias

atualizado 24/03/2023 0:06

Hugo Barreto/Metrópoles

Na manhã de ontem, o secretário de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça, o ex-deputado Elias Vaz (PSB-GO), foi pessoalmente à reunião da Comissão de Segurança Pública da Câmara para conter os ânimos da bancada da bala bolsonarista, que prometia ações contra o governo, como aprovação de convocações de autoridades.

Com muito esforço, conseguiu convencer os parlamentares que o seu ministério tem toda disposição em dialogar e discutir como deve se dar as alterações na concessão de porte de armas no país e o recadastramento desses armamentos.

Mas cada movimentação do Executivo altera o “humor” dessa turma, maioria absoluta nessa comissão. Os bolsonaristas, como mostrou ontem esse blog, se unem a Sergio Moro – que seria alvo de um plano de um grupo criminoso desvendado pela Polícia Federal – para atacarem Lula. 

E a nova e infeliz declaração do presidente da República, ontem, afirmando que esse plano teria sido uma “armação” do ex-juiz e ex-ministro da Justiça de Jair Bolsonaro só atrapalha essa ação do governo em conter a oposição.

No Congresso, o governo já enfrenta problemas para aprovar suas matérias econômicas, há um desentendimento entre os presidentes das duas casa – Arthur Lira e Rodrigo Pacheco – sobre tramitação de medidas provisórias, que atrapalha o Palácio do Planalto, e Lula cria mais cismas com a oposição bolsonarista barulhenta.

Após a declaração de Lula ontem, todos no governo se calaram. Na véspera, anteontem, o ministro da Justiça, Flávio Dino, alvo predileto de parte da oposição, passou o dia explicando a operação que atingiria Moro, reconhecendo que existia sim um plano nesse sentido. Mas Lula preferiu não escutar e disse o que disse.

Últimas do Blog