metropoles.com

O Brasil subiu 5 pontos no ranking. Hoje, é o 44º em felicidade

Da Redação

Foto de bolinhas amarelas sorridentes

Leo é feliz como dá. Ri da própria desgraça de desempregado, cheio de cursos – dois superiores, alguns de especialização, um mestrado e um doutorado na área das ciências humanas.

Alt

Receba no seu email as notícias Blog do Noblat

Frequência de envio: Livre

Existem alguns setores econômicos que não escapam da má fama quando se trata de impactos ambientais e sociais

Da Redação

Foto colorida da mineração na Serra do Cural em Minas Gerais - Metrópoles

A cultura de sustentabilidade e justiça social chegou ao andar superior do PIB. A ideia de ESG (em português, Ambiental, Social e Governança) representa a incorporação desses valores ao pensamento central das empresas. A mudança climática e a agenda social estão na prancheta de planejamento dos acionistas e investidores.

Em Portugal, o ciúme não é para rir e, muito menos, para dançar. Mas “Desculpe o auê” arranca a dançar. Será deslumbramento? Será cio?

Da Redação

Mulher com ciúmes

Desculpe o auê já é uma canção quarentona, mas é sempre bom ser surpreendido por ela. Uma vez ouvida, mesmo uma fracção, mesmo sendo ao longe, faz o favor de nos acompanhar e chagar a cabeça durante uma semana – no mínimo.

Uma pena ver uma cientista de sua qualidade ser levada à frigideira sob o olhar contemplativo de quem a escolheu para o cargo

Da Redação

Lula e Nisia riem durante evento Mais Medicos - Metrópoles

Quando Lula montou seu ministério e colocou a médica Nísia Trindade à frente da Saúde, ofereceu uma espécie de vitrine do novo governo. Nísia, com um currículo invejável e largos serviços prestados à saúde pública brasileira, era uma espécie de unanimidade.

O Jornal do Brasil foi durante muitos anos o padrão do bom jornalismo no País

Da Redação

Quando iniciava minha vida política, sentando-me como suplente nas cadeiras do Palácio Tiradentes, tive a oportunidade de acompanhar de muito perto a maior transformação por que passou a imprensa brasileira: a que Odylo Costa, filho fez no Jornal do Brasil. Agora Luiz Gutemberg publica JB: A invenção do maior jornal do Brasil, em que conta a reforma com os olhos de quem era então um jovem repórter.

Uma “inevitável” guerra total Ocidente X Rússia?

Da Redação

Imagem colorida mostra arma nuclear russa em desfile - Metrópoles

Nesta quadra de muita miséria humana e grave degradação ambiental, o ministro da defesa da Inglaterra parece ter como prioridade agravar ambas: em discurso dia 16/01/24, ele recriou o “eixo do mal” (Rússia, China, Iran e Coreia do Norte), defendeu que devemos nos preparar para uma “inevitável” guerra total Ocidente X Rússia, e pediu grande aumento dos gastos militares. Loucura? Realismo? Interesse financeiro das indústrias armamentistas?

Quando teremos paz, então? Ainda é difícil saber. A resolução de cessar-fogo chegou atrasada,

Da Redação

Imagem colorida mostra Israel intensifica as operações militares em Gaza depois que uma trégua sustentada entre o Hamas e Israel não durou mais de uma semana, apesar das negociações diplomáticas e da libertação de prisioneiros - Metrópoles

A aprovação de uma resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas, que determina cessar-fogo na Faixa de Gaza, após seis meses de conflito entre Israel e o Hamas, parece um daqueles oásis que os olhos cansados de guerra demoram a identificar.

Provar que Bolsonaro orquestrou um golpe de Estado não parece reduzir seu apoio popular

Da Redação

imagem colorida projeção Congresso - Metrópoles

Até agora, dois generais confirmaram que Jair Bolsonaro, o ex-presidente de extrema direita do Brasil, queria dar um golpe para permanecer no poder depois de perder as eleições para Luiz Inácio Lula da Silva. E não quaisquer generais, mas os mais altos oficiais do Exército e da Aeronáutica do próprio Governo de Bolsonaro. Mesmo assim, Bolsonaro – inelegível até 2030 – sente-se à vontade para fazer campanha para apresentar prefeitos e vereadores para as eleições deste ano. Bolsonaro tem certeza de que não perderá prestígio entre seus seguidores mesmo que seja julgado por ataque à democracia. Infelizmente, parece que ele está certo.

Brasileiro considera moderna essa coisa da crença coletiva, das ONGs, dos movimentos sociais, das burocracias corporativas e coletivas

Da Redação

Reflexo da bandeira do Brasil vist no STF - Metrópoles

A moçada que estuda, há décadas (World Values Survey Association), a importância da opinião e atitude das pessoas na criação e sustentação de democracias sólidas, tem trazido evidências importantíssimas.

Editorial do jornal Le Monde

Da Redação

Imagem colorida mostra Presidente dos EUA, Joe Biden, e primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu - Metrópoles

Dia após dia, os Estados Unidos continuam a sofrer humilhações no Oriente Médio. Na sexta-feira, 22 de março, um projeto de resolução que evocava “a necessidade de um cessar-fogo imediato” em Gaza foi vetado No Conselho de Segurança das Nações Unidas  pela China e  Rússia, que consideraram o texto “hipócrita” porque não continha um apelo explícito ao silêncio das armas.

Dezembro de 2022 vai entrar para a história em que a ceia do Natal não serviu o peru indigesto do projeto autoritário de Jair Bolsonaro

Da Redação

Ex-presidente jair Bolsonaro fala no ouvido de militar das forças armadas - metrópoles

Dezembro é um mês especial no calendário gregoriano e muito expressivo para a cultura ocidental desde que o Papa Julius I (337-352) cristianizou o dia 25, o Natal, dia em que os romanos celebravam a chegada renovadora do Deus Sol (solstício do inverno).

Onde está e para onde vai a esquerda no Brasil? Para começar, ela frequenta mais a boca e menos a consciência de nossos políticos

Da Redação

Onde está e para onde vai a esquerda no Brasil? Para começar, ela frequenta mais a boca e menos a consciência de nossos políticos. É um verbete que funciona como graxa para limpar perfis corroídos. Nos últimos tempos, tem perdido charme. Não incorpora mais o escopo do socialismo marxista, inspirado na brilhante análise de Karl Marx sobre a formação do capitalismo e a previsão de sua “catastrófica” evolução.

20 anos Blog do Noblat